Jukebox

Blog criado para difundir música de boa qualidade. Blog created to spread good quality music.

domingo, 16 de agosto de 2009

VAN MORRISON

Discografia
senha/password: lagrimapsicodelica

Van Morrison está entre os mais inovadores músicos da história do rock. Morrison é um investigador incansável, cuja voz encantatória e a fusão alquímica de R&B, jazz, blues e folk céltico, produziu uma das mais transcendentes e espirituais obras dos anais do rock n' roll.
Morrison nasce em 1945 em Belfast, na Irlanda, filho de músicos que o iniciam, desde cedo, no jazz e nos blues. Aos 15 anos, deixa a escola e ingressa, como saxofonista, numa banda de R&B chamada The Monarchs. Depois de uma tournée com a banda pela Europa, Morison resolve fundar a sua própria banda: os Them, que têm em "Gloria" o seu maior sucesso, tornando-se mesmo num dos temas rock com mais versões feitas por outros grupos. Apesar do êxito, Morrison mostra-se descontente com a indústria discográfica e dissolve a banda, regressando à Irlanda.
No entanto, pouco tempo depois já estava de volta ao estúdio, gravando singles com o compositor Bert Berns para a editora deste, a Bang. O resultado imediato foi "Brown-Eyed Girl", que se tornou um hit, levando a Bang a editar uma coletânea de singles de Morrison no álbum "Blowin' Your Mind !", em 1967.
No ano seguinte, sai "Astral Weeks", editado já pela Warner Bros. O disco é um fracasso comercial, mas a crítica considera-o uma obra-prima. "Moondance" segue-se em 1970, com uma sonoridade country-pop mais acessível, encontrando sucesso comercial no tema que dá nome ao disco, bem como no single "Come Running". Com "His Band And The Street Choir", o álbum seguinte, Morrison prolonga o seu sucesso, produzindo mais hits, como "Domino". "Tupelo Honey", de 1971, segue as pisadas dos anteriores discos, quer em termos estilísticos, quer em termos comerciais, rendendo o popular tema country, "Wild Night".
Os seus álbuns subsequentes revelam uma evolução em termos de estilo. Abarcando primeiro o soul em "Saint Dominic's Preview" em 1973 e, mais tarde, o folk mais introspectivo em "Hard Nose The Highway" e "Veedon Fleece". Quanto ao R&B, influencia-o em "A Period Of Transition" de 1977, que é seguido pelo muito bem sucedido "Wavelenght".
Morrison fecha a década com "Into The Music", um trabalho que examinava o estado do cristianismo, inaugurando uma viagem mística da qual retirou a sua força criativa ao longo de toda a década de 80. De entre os seus álbuns mais notáveis desse período estão "A Sense Of Wonder", de 1985, um disco que prestava homenagem ao poeta William Blake, e "Poetic Champions Compose", uma colaboração com os Chieftains, na qual Morrison explora as suas raízes celtas.
1990 vê a edição de um álbum com os seus maiores sucessos, que dá um novo impulso à sua carreira, preparando ainda o cenário para o duplo, "Hymns To Silence" e para o ao vivo, "A Night In San Francisco"."The Philosopher's Stone", uma colectânea de material anteriormente gravado mas não editado, é lançado em 1998 pela A&M Records. No ano seguinte, é a vez de "Back On Top", do qual se destaca o single "When The Leaves Come Falling Down".
Em 2000, são editados dois novos trabalhos seus: "The Skiffle Sessions: Live In Belfast" (mais um álbum ao vivo), e "You Win Again".
Nos anos subsequentes, Van Morrison manteve-se activo através dos álbuns "Down The Road" (2002), "What's Wrong With This Picture?" (2003), "Pay the Devil" (2006) e "Keep It Simple" (2008), com uma visibilidade nos grandes mercados internacionais que se mantém intocável.

Discografia:
1967 - Blowing Your Mind

1968 - Astral Weeks
1968 Astral Weeks: Download


1970 - Moondance
1970 Moondance: Download


1970 - His Band And The Street Choir

1970 His Band And The Street Choir: Download



1971 - Tupelo Honey
1971 Tupelo Honey: Download


1972 - Saint Dominic's Preview

1972 Saint Dominic's Preview: Download


1973 - Hard Nose The Highway

1973 Hard Nose The Highway: Download




1974 It's Too Late to Stop Now: Download

1974 Veedon Fleece: Download

1977 A Period of Transition: Download

1978 Wavelength: Download

1979 Into the Music: Download

1980 Common One: Download

1982 Beautiful Vision: Download

1983 Inarticulate Speech of the Heart: Download

1984 Live At The Grand Opera House Belfast: Download

1985 A Sense Of Wonder: Download

1986 No Guru, No Method, No Teacher: Download

1987 Poetic Champions Compose: Download

1988 Irish Heartbeat: Download

1989 Avalon Sunset: Download

1990 Enlightenment: Download

1990 The Best Of Vol. 1: Download

1991 Hymns To The Silence: Download

1992 Van Morrison & Friends: Download

1993 The Best Of Vol. 2: Download

1993 Too Long In Exile: Download

1994 A Night In San Francisco: Download

1995 Days Like This: Download

1996 How Long Has This Been Going On: Download

1996 Tell Me Something: Download

1997 The Healing Game: Download

1998 The Philosopher's Stone: Download

1999 Back On Top: Download

1999 Super Hits: Download

2000 The Skiffle Sessions: Download

2000 You Win Again: Download

2001 Anthology: Download

2002 Down The Road: Download

2003 - What's Wrong With This Picture: Download

2005 - Magic time: Download

2006 - Pay The Devil: Download

2008 - Keep It Simple: Download

senha/password: lagrimapsicodelica

Vilson C Alves Sá às 19:09 3 comentários:

domingo, 2 de agosto de 2009

KARMA

Karma - Karma (1972)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Do Zero Adiante
02. Blusa de Linho
03. Você Pode Ir Além
04. Epílogo
05. Tributo ao Sorriso
06. O Jogo
07. Omissão
08. Venha Pisar na Grama
09. Transe Uma
10. Cara e Coroa



Esquecido num sítio na periferia do Rio, o compositor, guitarrista e fundador de O Terço e do Karma, Jorge Amiden, tenta recuperar a saúde abalada pelo uso de drogas e das (pouquíssimas) viagens que fez com LSD no início dos anos 1970. "Foram muito boas, mas custei a voltar delas", diz o nosso afável Syd Barrett. Jorge é o compositor da inesquecível 'Tributo ao Sorriso' (em parceria com Hinds) e de tantas outras canções geniais do repertório de O Terço (1970 a 1971) e do Karma (1972). Era ele o principal arquiteto dos vocais harmoniosos de ambas as bandas. Além do mais, gravou um antológico LP com o Karma, participou do disco 'Sonhos e Memórias' de Erasmo Carlos e integrou a banda de Milton Nascimento. Depois, com o cérebro golpeado, se afastou dos palcos. Seguiu-se, então, um longo e indesejável ostracismo. Mas Jorge quer voltar, quer a música "viva" de volta a sua vida. E nós, órfãos de sua brilhante musicalidade, torcemos para que ele encontre o fio da meada, a luz no fim do túnel, a glória de um final fez.

Após romper com O terço, Amiden logo encontrou novos parceiros. Com Luiz Mendes Junior (violão e vocal) e Alen Cazinho Terra (baixo e vocal), irmão de Renato Terra, o guitarrista daria início a sua trajetória de pouco mais de um ano como líder do Karma. Ramalho Neto, da RCA, não teve dúvidas em contratar a banda antes mesmo de ouví-la. Reconhecia o talento de Amiden e antevia um belo disco do Karma para a RCA.

E foi o que aconteceu. Pouco tempo depois, a RCA distribuía na praça o LP homônimo do Karma, uma obra antológica que merece constar de qualquer lista dos melhores discos da história do rock brasileiro. Com uma sonoridade predominantemente acústica servindo de base para a primorosa vocalização do trio, 'Karma' é recheado de canções brilhantes, como 'Do Zero Adiante' (Amiden e Mendes Junior), 'Blusa de Linho' (Amiden e Rodrix) e a revisitada 'Tributo Ao Sorriso' (Amiden e Hinds). Esta, levada quase até seu final em a capela, servia para realçar ainda mais a força vocal do conjunto. Vale destacar a participação do baterista Gustavo Schroeter (então integrante da Bolha), que ajudou a abrilhantar o disco com sua batida sempre consistente, arrojada e precisa.

E foi com Gustavo na bateria que o Karma fez o show de lançamento do disco no Grajaú Tênis Clube. Lamentavelmente, este pequeno tesouro concebido por Amiden jamais foi reeditado. Possivelmente hiberna nos arquivos da RCA desde o seu lançamento, em 1972, como hibernam tantas outras obras importantes nos arquivos das gravadoras brasileiras.

Em sua curta vigência sob a liderança de Amiden, o Karma ainda participou do VII Festival Internacional da Canção Popular, em setembro de 1972. Foi quando defendeu 'Depois do Portão' (Amiden e Mendes Junior). Em 1973, nos primeiros meses do ano, durante um show no Clube de Regatas Icaraí, em Niterói, depois de misturar bebida com drogas, Amiden perde o controle do próprio cérebro. O solo de guitarra parece interminável... Depois, sentado à beira da praia com Mário, se perde em plano existencial paralelo, vagando inseguro e solitário pelo lado escuro da lua.
Jorge só encontra a saída do enovelado e desconhecido labirinto no dia seguinte, quando percebe que o mundo não é mais o mesmo, o Karma não é mais o mesmo, a música não é mais a mesma...E nem sua vida seria mais a mesma. Dos palcos, se afasta...para na calma do tempo, quem sabe uma luz como guia, em dado momento, conceda algum dia seu retorno sereno.

Texto de Nélio Rodrigues, publicado originalmente no blog SomBarato

Fazer o download de Karma - Karma (1972).

Vilson C Alves Sá às 09:48 2 comentários:

POSIÇÕES

Equipe Mercado, Som Imaginario, Modulo 1000 e A Tribo - Posições (1971)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Kyrie - "A Tribo"
02. Marina Belair - "Equipe Mercado"
03. Curtíssima - "Módulo 1000"
04. A Nova Estrela - "Som Imaginário"
05. Ferrugem E Foligem - "Módulo 1000"
06. Peba & Pobó - "A Tribo"



Lançado pela Odeon em 1971, esta rápida coletânea (menos de 1/2 hora) pretendia mostrar o que havia de novo no cenário musical brasileiro. Foi lançado de uma forma tímida e quase desacreditada, sem nenhum alarde. Na verdade de todas essas bandas, a mais duradoura teria sido o Som Imaginário (que durou de 1970 até 1974).

As outras bandas (com exceção do Módulo 1000 que gravou um LP em 1972) apenas registraram compactos na história da música brasileira. Porém, o fato de não terem sido absorvidos pela indústria fonográfica não tira a primazia e beleza das composições.


A Tribo era formada por Nelson Angelo, Joyce, Novelli, Toninho Horta e Naná Vasconcelos (depois substituido pelo Nenê da bateria). Atuou no cenário artístico no início dos anos 70. Em 1970, classificou a música "Onocêonekotô" (Nelson Angelo) para a final do V Festival Internacional da Canção.

Equipe Mercado, grupo formado por Diana (voz), Leugruber (guitarra), Ricardo Ginsburg (guitarra), Stul (violão, baixo, piano e voz), Carlos Graça (bateria) e Ronaldo Periassu (percussão) em 1970 na cidade do Rio de Janeiro, tendo como influência maior o rock psicodélico dos anos 60. Lançou em 1971 um compacto simples com as músicas "Os campos de arroz" e "Side b rock", encerrando suas atividades no ano seguinte.

Som Imaginário, grupo formado em 1970 por Wagner Tiso (teclados), Robertinho Silva (bateria), Tavito (violão de 12 cordas), Luiz Alves (baixo), Laudir de Oliveira (percussão) e Zé Rodrix (órgão, percussão, voz e flautas). Nesse ano, com a participação de Nivaldo Ornelas (sax) e Toninho Horta (guitarra), dividiu o palco com Milton Nascimento, apresentando o espetáculo "Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário".
Ainda em 1970, gravou seu primeiro disco, "Som Imaginário", destacando-se canções como "Feira moderna" (Beto Guedes e Fernando Brant) e "Hey man" (Zé Rodrix e Tavito).

Módulo 1000, formado por Daniel (guitarra e voz), Luís Paulo (órgão), Eduardo (baixo), Candinho (bateria) na cidade do Rio de Janeiro em 1969. Conjunto de curta duração, seguia a linha "hard rock" mesclada com o blues. Em 1970, participou do "V Festival Internacional da Canção" e lançou pela Odeon o compacto simples com as músicas "Big mama" e "Isto não quer dizer nada". No ano de 1972, pela Top Tap lançou o LP "Não fale com as paredes". Encerrou as suas atividades em meados da década de 1970, tinha guitarras gritantes e uma bateria pesada ao estilo Led Zeppelin.

Texto extraído do blog Mopho Discos.

Fazer o download de Equipe Mercado, Som Imaginario, Modulo 1000 e A Tribo - Posições (1971).

Vilson C Alves Sá às 09:33 Um comentário:

OS BAOBÁS

Os Baobás - Single (1966)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Bye Bye My Darling
02. Pintada de Preto (Paint it Black)



Em 1966 uma banda paulista surgia no cenário de grupos que foram se formando à medida que a Jovem Guarda tomava cada vez mais conta do país. Os Baobás oficialmente debutaram com dois fatos que os fariam existir por dois anos, assim encerrando atividades em 1968: tal qual Os Mutantes, o nome da banda se originou graças a Ronnie Von, que extraiu do livro-símbolo de sua carreira O Pequeno Príncipe a nomenclatura de uma árvore chamada baobá, e o lançamento de seu primeiro compacto, no dito ano de 66.

Durante sua existência, a banda lançou cinco compactos e um disco, além de participações.

O primeiro compacto d’Os Baobás é constantemente lembrado pela antológica versão de “Paint It, Black” dos Rolling Stones, vertida aqui por Ricardo Contins (guitarra e principal compositor da banda) e Arquimedes (percussão) para “Pintada de Preto” (“A minha vida é toda cheia de defeito/Ela para mim é toda pintada de preto”), mas o disco é composto também pela ótima “Bye Bye My Darling”, de autoria original da banda, via Contins.

Versando sobre uma relação à distância, originado por uma viagem de um dos interlocutores (“Bye bye my darling, goodbye/I’m going away just for a ride/And before this ride I’ll be back again”, canta o refrão) sobre uma base instrumental que já difere sutilmente de algumas ingenuidades da Jovem Guarda, tal música forma sua existência já na inusitada natureza de composição d’Os Baobás: o de lançar as suas próprias composições em idioma inglês.

Texto de Roberto Iwai, publicado originalmente na revista virtual The Freakium!.

Fazer o download de Os Baobás - Single (1966).


Os Baobás - Single (1966)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Happy Together
02. Down Down



O segundo compacto da banda traz uma cover de “Happy Together”, do The Turtles, iniciando um tanto ríspida, com os vocais distintos da felicidade colorida da original e uma dura e seca bateria, mas logo deslancha em animados coros e um discreto órgão ao fundo. Mas assim como o primeiro trabalho do grupo, é da banda em si a grata surpresa: “Down Down”, de autoria, novamente, de Ricardo Contins, é uma das mais bem resolvidas pedradas do período sessentista brasileiro, clássico garageiro que mais expressa a natureza musical da banda, assim como o seu talento para composições próprias.

Abordando um assunto corrente na maioria das canções do período, a desilusão amorosa, Contins retrata a comum vassalagem descomunal não como sempre foi conhecida – como romantismo exacerbado – mas sim relatando em três partes atos como a lamúria, a indagação, e enfim a revanche do locutor em relação a seu amor, em uma letra tão sucinta quanto genial, fazendo uso do termo “down” em duas conotações possíveis dentro do cenário: o desapontamento (“Down, down/Down, down/I have a girl that I love her so/But she always puts me down [...] What can I do if I need her, oh!?”) e revanche (“That I’m gonna put my little girl so down/I keep on walking down, down/ I keep on rocking down, down”), tendo os vocais para apoiar ainda mais tal discurso.

Texto de Marcelo Iwai, publicado originalmente no portal The Freakium!

Fazer o download de Os Baobás - Single (1966).

Vilson C Alves Sá às 09:14 Nenhum comentário:

FÁBIO

Fábio - Single (1968)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Lindo Sonho Delirante (LSD)
02. Reloginho



Mais conhecido pela gravação do hit ‘Estela’ no início dos anos setenta, o cantor Fábio estreou em disco completamente na contramão da então praticamente extinta Jovem Guarda, e sintonizando com os novos tempos.
Em 1968, ele lançou um polêmico compacto, contendo as músicas ‘LSD (Lindo Sonho Delirante)’, dele e Carlos Imperial, e ‘O Reloginho’. Um funk bem marcado, ‘LSD’ é capaz de ainda hoje sacudir as pistas de dança.

A segunda música não tinha nada demais, o que não se pode dizer do lado ‘A’ do compacto. Além de um ritmo literalmente alucinante, a música trazia a provocação explícita na letra.

A capa do compacto também não deixava dúvidas sobre a sugestiva letra, estampando em letras garrafais, sob um fundo vermelho, acima da foto do cantor, a palavra "LSD", sublinhada com "Lindo Sonho Delirante".

Hoje uma das peças mais raras da história secreta do rock brasileiro, o compacto não fez sucesso, mas ajudou a abrir caminho para o ex-Juancito, nome adotado no início da carreira, em meados dos anos sessenta.

No início dos anos setenta, Fábio gravou um LP com participação de integrantes dos grupos A Bolha e O Terço e outros músicos. Na época, o disco foi bem recebido pela revista Rolling Stone, que publicou entrevista com o cantor.


Texto de Fernando Rosa, publicado originalmente na revista virtual Senhor F.

Fazer o download de Fábio - Single (1968).

Vilson C Alves Sá às 09:04 Nenhum comentário:

sábado, 1 de agosto de 2009

RETURN TO FOREVER


Falar o quê de Chick Corea? Que é um dos maiores pianista de jazz das últimas décadas?
Chover no molhado... E de Al diMeola, guitarrista que influenciou gerações? Estes dois somados aos não menos importantes Lenny White e Stanley Clark formaram a banda instrumental Return to Forever. Comprei este album (vinyl) na finada Toc Discos da Rua Uruguaiana; trata-se de uma coletânea dos grandes sucessos que esse grupo já produziu. A gravação original é de 1980, embora, em forma de CD, tenha sido lançado apenas em 1990. Neste álbum o fusion é a forte característiva embora o bom Jazz não tenha sido descartado. Enjoy!

Faixas:
  1. The musician
  2. The romantic Warrior
  3. So long Mickey Mouse
  4. Magestic Dance
  5. Music Magic
  6. Hello Again
  7. Sorceress
Músicos:

Chick Corea- Keyboards
Stanley Clarke - Electric & Acoustic Bass
Lenny White - Drums
Al DiMeola - Electric & Acoustic Guitar
Size: 42.17 MB
Baixe
Vilson C Alves Sá às 13:17 Nenhum comentário:

TODD RUNDGREN

Todd Rundgren - Something / Anything? (1973)0254

CD 1

  1. I Saw the Light
  2. It Wouldn’t Have Made Any Difference
  3. Wolfman Jack
  4. Cold Morning Light
  5. It Takes Two to Tango (This Is for the Girls)
  6. Sweeter Memories
  7. Intro
  8. Breathless
  9. The Night the Carousel Burnt Down
  10. Saving Grace
  11. Marlene
  12. Song of the Viking
  13. I Went to the Mirror

CD 2

  1. Black Maria
  2. One More Day (No Word)
  3. Couldn’t I Just Tell You
  4. Torch Song
  5. Little Red Lights
  6. Overture—My Roots: Money (That’s What I Want) / Messin’ With The Kid
  7. Dust in the Wind
  8. Piss Aaron
  9. Hello It’s Me
  10. Some Folks Is Even Whiter Than Me
  11. You Left Me Sore
  12. Slut


Easy-Share – download
RapidShare – download


Tweet This
Vilson C Alves Sá às 12:56 Nenhum comentário:
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Minha foto
Vilson C Alves Sá
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.