Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

domingo, 28 de julho de 2013

Kevin Ayers





Kevin Ayers nasceu em Herne Bay, Kent. Seu pai era o produtor da BBC Rowan Ayers. Após o divórcio de seus pais e o casamento subseqüente de sua mãe com um funcionário público britânico, Ayers passou a maior parte de sua infância na Malásia. A atmosfera tropical e estilo de vida sem pressão tiveram um impacto sobre Ayers e foram aspectos da frustrante e cativante carreira Ayers. É que cada vez que ele parecia estar a ponto de obter sucesso, ele preferia decolar para algum lugar ensolarado procurando um bom vinho e boa comida.
Ayers voltou para a Inglaterra com a idade de doze anos. Em seus primeiros anos de faculdade, ele tocou na cena de músicos que se proliferava na área de Canterbury. Ele foi rapidamente convocado para o Wilde Flowers, uma banda que contou com os futuros integrantes do Soft Machine Robert Wyatt e Hugh Hopper, bem como futuros membros do Caravan. Ayers afirmou em entrevistas que o principal motivo pelo qual ele foi convidado a entrar no Soft Machine foi a de que ele provavelmente tinha o cabelo mais longo. No entanto, isso o levou a começar a escrever canções e cantar.

Soft Machine

O Wilde Flowers se transformou em Soft Machine, com a adição do tecladista Mike Ratledge e do guitarrista Daevid Allen. Ayers mudou para baixo (e mais tarde ambos, guitarra e baixo, após a saída de Allen do grupo) e vocais compartilhados com o baterista Robert Wyatt. O contraste entre o registro de vóz barítono Ayers e o tenor esganiçado de Wyatt, mais o mix de experimentalismos e a roda livre de influências de rock e jazz, convergiram para um novo som memorável que pegou rapidamente na psicodélica segunda metade da década de 1960. Passaram a apresentar-se em vários pubs londrinos, muitas vezes dividindo as noites (particularmente no UFO Club) com o Pink Floyd de Syd Barrett. Eles lançaram seu primeiro single 'Love Makes Sweet Music' / 'Feelin' Reelin 'Squeelin' em fevereiro de 1967, tornando-se um das primeiras gravações do novo movimento psicodélico britânico. O seu álbum de estreia, The Soft Machine, foi gravado nos EUA para ABC / Sonda e lançado em 1968. É considerado um clássico do gênero.





Carreira solo, 1969-1999

Depois de uma extensa turnê nos Estados Unidos abrindo para o Jimi Hendrix Experience, um Ayers cansado vendeu seu Fender Jazz Bass branco para Noel Redding e retirou-se para as praias de Ibiza, na Espanha, com Daevid Allen para se recuperar. Nesse período Ayers compôs uma série de canções que resultaram no seu primeiro álbum solo, Joy Of A Toy. O álbum foi um dos primeiros lançado pelo novo selo Harvest, ao lado do Pink Floyd. Joy of a Toy estabeleceu Ayers como um talento único com músicas que variavam de marcha circo, como a faixa título direto ao pastoral "Girl on a Swing", e o sinistro "Oleh Oleh Bandu Bandong", baseado em uma canção folclórica da Malásia. O álbum teve as participações de seus amigos do Soft Machine, de Syd Barrett e do futuro baterista do Gong, Rob Tait.


Uma das canções interessantes das sessões foi o single "Singing A Song In The Morning". As primeiras gravações contaram com Syd Barrett na guitarra e backing vocals. Embora todos pensassem que a guitarra que aparece no mix final era tocada por Barrett, Ayers disse que ele mesmo tocou o solo, imitando o estilo de Barrett. No entanto, a reedição em CD de 2004 de Joy of a Toy inclui um mix dessa música com a guitarra de Barrett como faixa bônus.

Ayers era para todos os efeitos um membro do Gong em 1971, quando a banda excursionou pela primeira vez pelo Reino Unido. Ele também desempenhou um papel fundamental com Steve Hillage aparecendo com o Gong em 1972, quando Steve estava em turnê França como um membro da banda de Ayers.


Um segundo álbum, "Shooting At The Moon", foi lançado logo em seguida logo em seguida. Para isso, Ayers montou uma banda que ele chamou 'Kevin Ayers & The Whole World', incluindo o então jovem Mike Oldfield no baixo e ocasionalmente na guitarra, o compositor avant-garde David Bedford nos teclados e o saxofonista Lol Coxhill. Novamente Ayers veio com uma seleção de canções envolventes intercaladas com instrumental de vanguarda e uma forte dose de capricho.

O Whole World não vingou pois definitivamente Ayers não era talhado para a vida na estrada em turnê. Desta forma a banda se separou depois de uma curta turnê, sem ressentimentos, com a maioria dos músicos participando do próximo álbum de Ayers, "Whatevershebringswesing", o que é considerado como um dos seus melhores, com uma faixa-título de oito minutos que tornou-se a assinatura sonora de Ayers  para os anos 1970.


"Bananamour" foi o quarto álbum de estúdio de Kevin Ayers e caracterizou algumas de suas gravações mais acessíveis, incluindo a "Shouting in a Bucket Blues" e seu tributo lunático a Syd Barrett, "Oh! Wot A Dream".


Depois de "Whatevershebringswesing", Ayers montou uma nova banda, ancorada pelo baterista Eddie Sparrow e o baixista Archie Legget e empregou seu lirismo de forma mais direta. A peça central do álbum é "Decadence", seu retrato fulminante de Nico.

1974 foi um ano divisor de águas para Ayers. Além de lançar a sua música mais acessível neste ano, ele foi convidado para trabalhar com outros artistas, com acesso a um estágio mais amplo, mais notavelmente Lady June (June Campbell Cramer). A gravação, intitulada "Lady June's Linguistic Loprosy" feito em uma sala da frente da casa de Cramer no Vale Court, Maida Vale, trouxe poesia palavra falada de Lady June, juntamente com a música e a voz de Ayers, e também teve contribuições de Brian Eno e Pip Pyle. Ele foi originalmente lançado em seu selo próprio Banana Productions (via Virgin / Caroline).


"The Confessions of Dr. Dream and Other Stories" marca a ida de Ayers para a gravadora Island Records e o início de uma fase mais comercial e é considerado por muitos como o exemplo mais coeso da filosofia Ayersiana. A produção era cara, com Ayers citando os custos de gravação em uma entrevista no NME em 1974 como superior a £ 32.000 (uma fortuna na época). Neste LP Mike Oldfield voltou ao redil e com o guitarrista Ollie Halsall da banda de rock progressivo Patto iniciou uma parceria de vinte anos.


Em 1 º de junho de 1974, Ayers encabeçou um concerto fortemente divulgado no Rainbow Theatre, em Londres, acompanhado por John Cale, Nico, Brian Eno e Mike Oldfield. O concerto foi lançado pela Island Records, apenas 27 dias depois, em um LP ao vivo, intitulado "June 1, 1974". A tensão era um pouco preocupante no evento desde a noite anterior em que John Cale pegou Ayers dormindo com sua esposa levando-o a escrever o hino encharcado de bile "Guts" que aparecem em seu álbum de 1975 "Slow Dazzle".

Em 1976 Ayers voltou para a sua gravadora original, a Harvest e lançou "Yes We Have No Mañanas (So Get Your Mañanas Today". O álbum foi um caso mais comercial e garantiu a Ayers um novo contrato com a americana ABC Records. O LP apresentou contribuições de BJ Cole e Zoot Money. Naquele mesmo ano a Harvest lançou uma coletânea intitulada "Ditties Odd", que reuniu um grupo colorido de canções que Ayers havia lançado unicamente em B-Sides e material inédito.

Os anos 1970 e 1980 viram Ayers com um exílio auto-imposto em climas mais quentes, um fugitivo da mudança de modas musicais, e um refém de vícios químicos. Em 1983 o álbum "Diamond Jack and the Queen Of Pain" talvez tenha sido um ponto baixo para Ayers. Ele foi citado em uma entrevista à rádio BBC 1 em 1992 como dizendo que ele tinha "praticamente nenhuma lembrança de fazer esses registros." O caminho de volta foi marcado em 1988 é profeticamente intitulado "Falling Up", que recebeu suas primeiras notas de imprensa por unanimidade positiva nos últimos anos. Em 1988, ele também gravou um vocal para o single, "Flying Start" de Mike Oldfield. A letra desta música contém muitas referências à vida Ayers.

Apesar da aclamação da crítica "Falling Up", Ayers nesse período estava quase completamente retirado de qualquer cenário público, um estado agravado pela morte súbita, por uma overdose de drogas, de seu parceiro musical Ollie Halsall. Um álbum acústico "Still Life With Guitar" e , surgiram como atração da feira FNAC na França no selo FNAC e posteriormente foram lançados em toda a Europa. Algumas colaborações fantásticas de Ayers com Ultramarine e uma turnê com Wizards of Twiddly de Liverpool completaram a sua saída em 1990.
O DJ da BBC John Peel escreveu em sua autobiografia que "o talento Kevin Ayers é tão aguda que ele poderia realizar a cirurgia do olho grande com ele".

2000-2013

No final de 1990, Ayers estava vivendo recluso no sul da França. No Centro de Escultura conheceu artista americano Timothy Shepard, que havia sido convidado para usar o espaço estúdio lá, e os dois se tornaram amigos. Ayers começou a aparecer na casa de Shepard com uma guitarra, e em 2005 passou algumas novas gravações para Shepard, a maioria gravada em um gravador de cassetes à mesa da cozinha. As canções eram "pungentes, perspicazes e honestas", e Shepard, "profundamente comovido" com o que ouviu, incentivou Ayers para gravá-los adequadamente para um possível novo álbum.

Assinando com a LO-MAX Records de Londres, Shepard encontrando igual entusiasmo para as demos e depois de fazer algumas perguntas preliminares, descobriu um foco de interesse para o trabalho de Ayers entre a atual geração de músicos. O Ladysburg Transistor de Nova Iorque criou os ensaios para uma possível gravação organizada pelo líder da banda, Gary Olson, e Kevin e Shepard voou para Nova York. Quando os ensaios começaram, a comitiva, que já tinha aumentado para incluir músicos de sopros e de cordas, voou para Tucson, Arizona, onde as primeiras sessões foram gravadas em um hangar empoeirado conhecido como Wavelab Studios.

Com as fitas das primeiras sessões, Shepard definiu o foco sobre a obtenção de Ayers para completar o álbum no Reino Unido, onde até agora o boato havia se espalhado, e uma série de músicos começaram a gravitar para o estúdio.

Amigos e colegas do passado também visitaram as sessões. Robert Wyatt, desde sua Wyattron estranha na pungente "Cold Shoulder", Phil Manzanera contribuiu para a ninhada "Brainstorm", Hugh Hopper do Soft Machine tocou baixo na faixa-título e Bridget St. John, um cantor folk britânico amado de John Peel, fez um dueto com Ayers em "Baby Come Home", a primeira vez que tinham cantado juntos desde 1970 em "Shooting at the Moon". "The Unfairground" foi lançado para aclamação da crítica, em setembro de 2007.

Ayers morreu durante o sono em 18 de fevereiro de 2013, em Montolieu, França, aos 68 anos. 


1969 Joy Of A Toy







1. Joy of a Toy Continued 2:54
2. Town Feeling 4:54
3. The Clarietta Rag 3:20
4. Girl on a Swing 2:49
5. Song for Insane Times 4:00
6. Stop This Train (Again Doing It) 6:05
7. Eleanor's Cake (Which Ate Her) 2:53
8. The Lady Rachel 5:17
9. Oleh Oleh Bandu Bandong 5:35
10. All This Crazy Gift of Time 3:57

Bonus material on 2003 reissue:

11. Religious Experience 4:46
12. The Lady Rachael 6:42
13. Soon Soon Soon 3:23
14. Religious Experience 2:50
15. The Lady Rachael Single Version 4:51
16. Singing a Song in the Morning 2:52

Kevin Ayers (Guitars, Bass, Vocals)
Robert Wyatt (Drums)
David Bedford (Piano, Arranger)
Mike Ratledge (Organ)
Hugh Hopper (Bass)
Paul Buckmaster (Cello)
Rob Tait (Drums)

download


1970 Shooting At The Moon






1. May I? 4:01
2. Rheinhardt & Geraldine/ Colores Para Delores 5:41
3. Lunatics Lament 4:53
4. Pisser Dans un Violon 8:02
5. The Oyster and the Flying Fish 2:37
6. Underwater 3:54
7. Clarence in Wonderland 2:06
8. Red Green and You Blue 3:52
9. Shooting at the Moon 5:53
10. Gemini Child 3.16
11. Puis Je? 3.41
12. Butterfly Dance 3.45
13. Jolie Madame 2.26
14. Hat 5.27

download


1971 Whatevershebringswesing







1. There is Loving 3:04
2. Margaret 3:20
3. Oh My 2:59
4. Song from the Bottom of a Well 4:37
5. Whatevershebringswesing 8:13
6. Stranger in Blue Suede Shoes 3:24
7. Champagne Cowboy Blues 3:56
8. Lullabye 2:14
9. Stars 3:33
10. Don't Sing No More Sad Songs 3:47
11. Fake Mexican Tourist Blues 4:38

Kevin Ayers (vocals, guitar, bass)
David Bedford (keyboards, orchestral arrangements)
Mike Oldfield (bass, guitar)
Dave Dufort (drums)
William Murray (percussion)
Tony Carr (drums)
Robert Wyatt (Harmony vocals)
Didier Malherbe (saxophone, flute)
Gerry Fields (violin)
Johnny Van Derek (violin)


download


1973 Bananamour





Studio Album, released in 1973

Songs / Tracks Listing

1.Don't Let It Get You Down (4:04)
2.Shouting In A Bucket Blues (3:45)
3.When Your Parents Go To Sleep (5:47)
4.Interview (4:43)
5.Internotional Anthem (0:43)
6.Decadence (8:05)
7.Oh! Wot A Dream (2:48)
8.Hymn (4:35)
9.Beware Of The Dog (1:27)


Bonus tracks on CD re-release:



10.Connie On A Rubber Band (2:56)
11.Decadence (Early Mix) (6:57)
12.Take Me To Tahiti (3:37)
13.Caribbean Moon (3:02)



Line-up / Musicians
- Kevin Ayers / Guitar, Vocals 
- David Bedford / Keyboards, Orchestral Arrangements 
- Howie Casey / Saxophone, Sax (Tenor), Brass 
- Dave Caswell / Trumpet 
- Tristan Fry / Percussion, Cymbals 
- Steve Hillage / Guitar 
- Lyle Jenkins /Saxophone, Baritone, Brass 
- Archie Leggett / Bass, Vocals 
- Ronnie Price / Piano 
- Mike Ratledge / Organ, Keyboards 
- Barry St. John /Vocals 
- Eddie Sparrow / Percussion, Drums 
- Liza Strike / Vocals 
- Doris Troy /Vocals
- Robert Wyatt / Drums, Vocals 

download