THE BEATLES - Discografia (REPOST)
2. Misery
3. Anna (Go To Him)
4. Chains
5. Boys
6. Ask Me Why
7. Please Please Me
8. Love Me Do
9. P.S. I Love You
10. Baby It’s You
11. Do You Want To Know A Secret
12. A Taste Of Honey
13. There’s A Place
14. Twist And Shout
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2. All I’ve Got To Do
3. All My Loving
4. Don’t Bother Me
5. Little Child
6. Till There Was You
7. Please Mister Postman
8. Roll Over Beethoven
9. Hold Me Tight
10. You Really Got A Hold On Me
11. I Wanna Be Your Man
12. Devil In Her Heart
13. Not A Second Time
14. Money
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2. I Should Have Known Better
3. If I Fell
4. I’m Happy Just To Dance With You
5. And I Love Her
6. Tell Me Why
7. Can’t Buy Me Love
8. Any Time At All
9. I’ll Cry Instead
10. Things We Said Today
11. When I Get Home
12. You Can’t Do That
13. I’ll Be Back
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2. I’m A Loser
3. Baby’s In Black
4. Rock and Roll Music
5. I’ll Follow The Sun
6. Mr. Moonlight
7. Medley: Kansas City/Hey, Hey, Hey, Hey
8. Eight Days A Week
9. Words Of Love
10. Honey Don’t
11. Every Little Thing
12. I Don’t Want To Spoil The Party
13. What You’re Doing
14. Everybody’s Trying To Be My Baby
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2. The Night Before
3. You’ve Got To Hide Your Love Away
4. I Need You
5. Another Girl
6. You’re Going To Lose That Girl
7. Ticket To Ride
8. Act Naturally
9. It’s Only Love
10. You Like Me Too Much
11. Tell Me What You See
12. I’ve Just Seen A Face
13. Yesterday
14. Dizzy Miss Lizzie
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2. Norwegian Wood (This Bird Has Flown)
3. You Won’t See Me
4. Nowhere Man
5. Think For Yourself
6. The Word
7. Michelle
8. What Goes On
9. Girl
10. I’m Looking Through You
11. In My Life
12. Wait
13. If I Needed Someone
14. Run For Your Life
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2. Eleanor Rigby
3. I’m Only Sleeping
4. Love You To
5. Here, There and Everywhere
6. Yellow Submarine
7. She Said, She Said
8. Good Day Sunshine
9. And Your Bird Can Sing
10. For No One
11. Doctor Robert
12. I Want to Tell You
13. Got to Get You into My Life
14. Tomorrow Never Knows
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2. With A Little Help From My Friends
3. Lucy In The Sky With Diamonds
4. Getting Better
5. Fixing A Hole
6. She’s Leaving Home
7. Being For The Benefit Of Mr. Kite!
8. Within You Without You
9. When I’m Sixty-Four
10. Lovely Rita
11. Good Morning Good Morning
12. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)
13. A Day In The Life
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2. Fool on the Hill
3. Flying
4. Blue Jay Way
5. Your Mother Should Know
6. I Am the Walrus
7. Hello Goodbye
8. Strawberry Fields Forever
9. Penny Lane
10. Baby You’re a Rich Man
11. All You Need Is Love
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CD: 1
1. Back in the U.S.S.R.
2. Dear Prudence
3. Glass Onion
4. Ob-La-Di, Ob-La-Da
5. Wild Honey Pie
6. Continuing Story of Bungalow Bill
7. While My Guitar Gently Weeps
8. Happiness Is a Warm Gun
9. Martha My Dear
10. I’m So Tired
11. Blackbird
12. Piggies
13. Rocky Raccoon
14. Don’t Pass Me By
15. Why Don’t We Do It in the Road?
16. I Will
17. Julia
CD: 2
1. Birthday
2. Yer Blues
3. Mother Nature’s Son
4. Everybody’s Got Something To Hide Except Me And My Monkey
5. Sexy Sadie
6. Helter Skelter
7. Long, Long, Long
8. Revolution 1
9. Honey Pie
10. Savoy Truffle
11. Cry Baby Cry
12. Revolution 9
13. Good Night
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Os 40 anos do álbum branco dos Beatles
Em fevereiro, os quatro Beatles foram a Rishikesh, na Índia, para o centro de meditação do guru Maharishi Mahesh Yogi, que tinham conhecido no ano anterior durante um período de meditação no País de Gales em agosto. Concentrados lá com seus violões, eles compuseram adoidado e John até brincou que Ringo tinha composto sua primeira canção, "Don't pass me by", graças às vibrações inspiradoras da meditação. Ainda na Índia eles gravaram demos acústicas da maioria das canções.
As gravações começaram dia 30 de maio em Abbey Road com “Revolution 1”, de John Lennon, e terminaram dia 13 de outubro com "Julia", do mesmo Lennon. Eles também gravaram nos Trident Studios onde havia uma máquina de oito canais e, antes de acabarem, “Abbey Road” também ganhou oito canais. A idéia era fazer um disco de rock não rebuscado como o anterior ''Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band'', com os instrumentos usados pela própria banda.
A capa toda branca é um contraponto à de Sgt Pepper's, excessivamente rebuscada, com mil elementos visuais. A simplicidade não vingou totalmente porque o álbum duplo trazia encartado um grande poster com colagens na frente e as letras atrás e um retrato de cada um dos quatro. O nome da banda estava impresso em alto relevo na frente, também em branco, e as primeiras edições tinham o número de cada cópia. Na segunda capa havia os nomes das músicas e, na terceira capa, fotos individuais em preto e branco.
1968 foi um ano de grandes acontecimentos. A guerra encarniçada no Vietnam e a revolta se espalhando pelas universidades americanas. O maio de 1968 na França (foto), o endurecimento da ditadura no Brasil e a primavera de Praga sufocada pelos tanques soviéticos em agosto. Um ano de grandes discos: "John Wesley Harding" (Bob Dylan), "We're only in it for the money" (Frank Zappa and the Mothers of Invention), "A saucerful fo secrets" (Pink Floyd), "Beggar's banquet" (The Rolling Stones) e "Electric Ladyland" (Jimi Hendrix Experience), entre outros. E filmes marcantes como "Z" (Costa Gavras), "Teorema" (Pier Paolo Pasolini), "O bebê de Rosemary" (Roman Polanski). Nos livros destaque para "Do androids dream of electric ship" (Philip K Dick), inspirador de "Blade runner", "The armies of the night" (Norman Mailer), "The electric kool aid acid test" (Tom Wolfe) e "Castaneda: Os ensinamentos de Don Juan: o caminho yaqui do conhecimento" (Hellen Ker e outros).
Back in the USSR (Paul McCartney) - Os Beatles eram proibidos na União Soviética e esta música saiu três meses depois de as tropas soviéticas sufocarem a Primavera de Praga, o que provocou acusações de que seu autor, Paul McCartney, estivesse defendendo o comunismo. Claro que não era nada disso. Paul disse que fez uma paródia dos Beach Boys e um contraponto com "Back in the USA" de Chuck Berry. Ele achou divertido falar da URSS como se fosse os EUA e das garotas da Ucrânia como se fossem as garotas da Califórnia (''California girls'', música dos Beach Boys).
A canção foi gravada nos dias 22 e 23 de agosto sem a presença de Ringo Starr, que brigou com Paul por causa da levada de bateria e resolveu deixar o grupo (voltou dia 5 de setembro). No dia 22 gravaram a base com Paul na bateria, George na guitarra solo e John no baixo num rock energético. No dia 23 gravaram mais duas baterias, Paul e George nas guitarras solo, dois baixos (Paul e George), Paul colocou a voz, John e George fizeram vocais a la Beach Boys e bateram palmas. O engenheiro Ken Scott levanta a hipótese (mas não afirma) que John e George gravaram as duas baterias e foi feita uma montagem. Naquela época isto era feito com gilette, cortando e colando as fitas.
O som do avião a jato foi gravado no aeroporto de Londres. O chefe da seção de efeitos especiais Stuart Eltham afirmou que se tratava de um avião Viscount, não disse de que companhia, e estava arquivado como "Volume 17: Motor a jato e a pistão".
Dear Prudence (John Lennon) - A Prudence do título é irmã da atriz Mia Farrow. Ambas estavam na Índia e Prudence se mostrava muito arredia, trancada em seu bangalô com seus exercícios de meditação. A letra a chama para sair e brincar que o sol brilha, o céu está azul, está tudo lindo e ela também. John e George gravaram as guitarras em estilo dedilhado - John no canal direito segurando a música inteira, George solando no canal esquerdo. Paul gravou a bateria, tudo isso no dia 28 de agosto. No dia seguinte, Paul gravou o baixo, John o vocal com dobra e os vocais, pandeiro e palmas gravados por Paul e George. O primo de Paul, John MCCartney, o cantor e guitarrista contratado da Apple Records, a gravadora dos Beatles, Jackie Lomax e o roadie Mal Evans ajudaram nos vocais e palmas. No dia 29, Paul gravou piano e flugelhorn. Paul dá uns vacilos na bateria durante a levada, mas no final ele manda ver nas viradas. A canção devia terminar com palmas e gritos, gravados por todos, mas não vingou na forma final. A canção começa em fade in e acaba em fade out.
Glass Onion (John Lennon) - John sempre se divertiu com as interpretações que davam às letras dos Beatles e gostava de colocar coisas sem sentido. A letra de "Glass Onion" é toda construída para provocar um curto circuito nesse povo. Ela se refere a outras músicas dos Beatles num texto totalmente non sense que fala em olhar através de uma cebola de vidro/monóculo. As canções citadas são "Strawberry fields forever" ("I told you about Strawberry Fields/ you know the place where nothing is real"), "I am the walrus" ("Well here's another clue for you all/The walrus was Paul''), "Lady Madonna" ("Lady Madonna trying to make ends meet"), "Fool on the hill" ("I told you about the fool on the hill") e "Fixing a hole" ("Fixing a hole in the ocean").
A canção foi gravada nos dias 11, 12 e 13 de setembro. No primeiro dia foram 34 takes da base com John (violão), Paul (baixo, piano), George (guitarra solo) e Ringo (bateria). No dia seguinte, gravou-se o vocal de John e um pandeiro de Ringo e, no dia 13, piano e bateria. No dia 10 de outubro, foram gravadas as cordas por um octeto com quatro violinos, duas violas e dois cellos. Na mixagem, a bateria ficou no canal direito, o baixo seco de Paul no esquerdo. Quando John cita "Fool on the hill'' há, no canal direito, uma breve flauta tirada da música e gravada no dia 16 de setembro com auxílio de um gravador por Paul e John.
Ob-la-di Ob-la-da (Paul McCartney) - Uma canção infantil de Paul em ritmo de ska que ele sugeriu como single, mas os outros discordaram. O grupo Marmalade gravou e foi ao primeiro lugar. A história de Desmond, dono de uma carrocinha no mercado, e Molly, cantora numa banda. Eles se casam, têm dois filhos, de dia trabalham no mercado, de noite ela canta num bar. Paul levou a banda à loucura fazendo e refazendo a canção num total de 42 horas de trabalho nos dias 3,4,5,8,9,11 e 15 de julho. Paul cantou, fez vocais dobrados e tocou baixo; John fez vocal e tocou piano; George fez vocal e tocou violão e Ringo bateria, bongôs e percussão. Todos bateram palmas e fizeram "percussão de boca", além dos inúmeros barulhinhos e falas ouvidos ao longo da canção. Exemplos: John canta "arm" e George canta "legs" depois de Paul cantar "Desmond let the children lend a hand". E George ainda canta "foot".
Paul gravou uma guitarra em tom grave para soar como um baixo, John o piano da introdução com o detalhe de ter tocado em desespero porque Paul não se dava satisfeito, gravando mais e mais takes. No dia 11 gravaram três saxofones e um piano elétrico por Nicky Hopkins, o grande músico que tocou muito tempo com os Rolling Stones. Paul levou uma cópia da canção para casa e, no dia 15, gastou boa parte da sessão, que foi de 15h30 às 3h30 da madrugada, refazendo a voz.
Wild honey pie (Paul McCartney) - Gravada por Paul sozinho no dia 20 de agosto, enquanto John e Ringo trabalhavam em “Yer blues” e em “Revolution 9” em outro estúdio. George tinha viajado para a Grécia, na primeira vez em que um Beatle se ausentava durante a gravação de um álbum. É uma brincadeira em cima de outra música de Paul no disco, "Honey pie".
"The continuing story of Bungalow Bill" (John Lennon) - Canção bem humorada que John fez na Índia inspirado em um americano que também estava em Rishikesh: Ele se ausentou por uns dias para caçar tigres e depois voltou para continuar seus estudos de aperfeiçoamento espiritual. Diante de uma figura dessas, John partiu para a gozação: "Ele saiu para caçar tigres com sua arma e um elefante/ Em caso de acidentes, ele sempre levava sua mãe/ Ele é aquele americano saxão filho da mãe com cabeça em forma de bala", daí ele chamava para o refrão com "Cantem todas as crianças". Todo mundo que estava em Abbey Road foi convocado para cantar o refrão e fazer uma zona para o final da canção, incluindo Yoko Ono e Maureen Starr, mulher de Ringo. Yoko Ono canta em dois versos na terceira estrofe. Ela faz "But when he looked so fierce", aí John "his mummy butted in". Em seguir ela e John cantam "If looks could kill it would have been us instead of him".
A canção foi gravada num único dia, 8 de outubro, numa sessão de gravação que durou 16 horas, de quatro da tarde às oito da manhã do dia nove (aniversário de John, 28 anos) com gravações de “Long long long”, “I'm so tired” e “Bungalow Bill”. John e George tocaram violões, Paul tocou baixo, Ringo bateria e pandeiro. Chris Thomas tocou mellotron fazendo sons de bandolim e trombone.
"While my guitar gently weeps" (George Harrison) – George teve dificuldades em gravar suas quatro canções incluídas no álbum branco. "Tive que fazer umas 10 de John e Paul antes que me dessem uma chance", contou ele em 1987. Foram cinco sessões nos dias 25 de julho, 16 de agosto, três, cinco e seis de setembro. George tocou violão e órgão e a voz principal com dobra, Paul piano, órgão e baixo distorcido (canal direito), John guitarra e Ringo bateria e pandeiro. O grande trunfo é o solo de Eric Clapton, gravado no dia seis de setembro com uma Gibson Les Paul depois de muita insistência de George. "Ninguém toca num disco dos Beatles," relutou Eric e George respondeu que a música era dele e queria que Eric tocasse. Os dois eram muito amigos, moravam perto e se freqüentavam, a ponto de Eric se apaixonar pela mulher de George, Pattie Boyd.
George disse que a presença serviu para que os demais Beatles trabalhassem com entusiasmo, em vez de relutância. Eric não foi creditado na época por problemas contratuais. A letra era uma aplicação dos ensinamentos aprendidos na Índia com uma abordagem condescendente que mereceu críticas: "Eu não sei como alguém te controlou. Eles te compraram e te venderam. Eu olho para todos vocês e vejo o amor dormindo, enquanto minha guitarra gentilmente chora." A música partiu de duas palavras "gently weeps" numa página do I Ching que George abriu ao acaso.
"Happiness is a warm gun" (John Lennon) – O título violento foi achado por John numa revista de armas, uma sugestão de que a felicidade é uma arma quente, ou seja, que acabou de ser usada contra alguém. A letra é mais um exercício de non sense para perturbar os que buscam significados nas letras dos Beatles. "Ela não é uma garota que perde muito. Ela conhece bem o toque da mão de veludo como um lagarto numa janela" e por aí vai, com alusão também a drogas "Preciso de um pico porque estou indo para baixo". O nome da música também foi associado a drogas, como se "arma" quisesse dizer "seringa". O recém falecido Neil Aspinall, assessor dos Beatles desde Liverpool, disse que ele e John fizeram muitos versos juntando palavras aleatóriamente. Uma referência pelo menos é verdadeira, o "homem na multidão com espelhos multicoloridos nas botas" é referência a um cara que botava espelhos nas botas para olhar por baixo das saias das mulheres em jogos de futebol.
A interpretação é uma das melhores de John em disco. Começa suave e vai num crescendo à medida que ele enuncia a letra, até a parte final inspirada em doowop, com sua voz gritada (canal direito) e o coro de resposta feito por ele, Paul e George (canal esquerdo). John tocou guitarra, George guitarra distorcida, Paul baixo, órgão e piano. Foram 70 takes nos dias 20, 23 e 24 de setembro. John decidiu que a primeira parte do take 53 e a segunda parte do take 65 eram as melhores. Daí fizeram a edição no dia 25.
Os 40 anos do álbum branco dos Beatles (Segunda parte)
Os Beatles como o guru Maharishi Mahesh. Foi no ashram dele na Índia que foram compostas a maioria das canções do álbum branco
“The Beatles”, o álbum branco dos Beatles, entrou em várias listas de melhores de todos os tempos. Numa eleição promovida em 1997 pela loja inglesa de discos HMV em parceria com o Canal 4, o jornal “The Guardian” e a “Classic FM”, o álbum ficou em 10º lugar na lista de “Músicas do milênio”. A mesma posição ele ocupou na lista dos 500 discos mais importantes de todos os tempos da revista americana “Rolling Stone”. A revista ''Time'' colocou o álbum entre os 100 mais importantes de todos os tempos numa lista por década, sem ordem de classificação. Nos Estados Unidos, é o décimo disco mais vendido da história com 19 discos de platina ou 19 milhões de cópias vendidas. O álbum foi lançado em 22 de novembro de 1968 na Grã-Bretanha, e no dia 25 nos Estados Unidos.
Nas entrevistas que deu para a série de DVDs “The Beatles anthology”, Ringo Starr disse que, para ele, o pior da fase de gravação mais elaborada da banda era ficar um tempo sem fazer nada nos estúdios até chegar sua vez. E, muitas vezes, quando chegava, o baterista tinha que reproduzir o que o autor da canção queria, em vez de o deixarem livre para elaborar sua participação. Nas gravações do álbum branco, Ringo perdeu finalmente a paciência. Irritado com as instruções de Paul McCartney na gravação de “Back in the USSR”, saiu batendo a porta (metaforicamente) e disse que estava fora da banda. Isso aconteceu em 22 de agosto de 1968. O trabalho não parou. Enquanto cortejavam o baterista para que voltasse, o trio gravou “Back in the USSR” e “Dear Prudence” com Paul na bateria. No dia cinco de setembro, Ringo voltou e encontrou seu kit decorado com flores azuis, brancas e vermelhas (idéia de George Harrison). No futuro, ele se referiu ao incidente como o início de “meses e anos de angústia”.
“Martha my dear” – Paul McCartney – Gravada sem os demais Beatles nos estúdios Trident, Paul se revezou entre piano, baixo, guitarra, bateria, palmas e vocal com dobra. Foram dois dias de trabalho, quatro e cinco de outubro, com 14 músicos fazendo sopros e cordas: quatro violinos, duas violas, dois cellos, três trumpetes, flugelhorn, trombone e tuba. A maior parte foi gravada na sessão do dia quatro, que durou de quatro da tarde às quatro e meia da manhã. No dia seguinte, Paul gravou baixo e guitarra. Na sessão do dia quatro, foram gravados também os sopros de outra música de Paul, “Honey pie”. Martha era a cadela pastor de Paul, que morava no mesmo bairro da gravadora EMI, St. John’s Wood, e ele de vez em quando a levava para passear. Um grupo de fãs que fazia plantão diante de sua casa às vezes recebia o privilégio de levar Martha para passear. Paul também sentava na janela de noite com o violão e cantava para elas, assim reza a lenda. Apesar do nome, a letra não é sobre a cadela, mas sobre um caso de amor complicado, a menos que alguém ache que versos como “eu e você fomos feitos um para o outro, garota boba” se referem à cadela. O arranjo de cordas e sopros é de George Martin. Paul costumava passar para ele de boca o que queria e Martin orquestrava. Na mixagem, o piano fica no canal esquerdo junto com cordas e palmas. No canal direito, estão os sopros e baixo. A bateria está no meio e a voz, no direito para o esquerdo.
“I’m so tired” (John Lennon) – John compôs esta música na Índia, numa referência ao seu cansaço com tanto estudo e meditação no ashram do Maharishi Mahesh Yogi. Ela se conecta diretamente com “I’m only sleeping”, do LP “Revolver”, pela semelhança do tema. Naquela, John pede que não o acordem porque está ferrado no sono. Em “I’m so tired”, ele tenta combater a insônia com um drinque e um cigarro e, de quebra, xinga Sir Walter Raleigh, o cara que introduziu o tabaco na Inglaterra, de “babaca”. No final da canção John murmura “Monsieur, monsieur, what about another one?”
A gravação foi feita num único dia, 8 de outubro, com John na voz, violão guitarra e órgão. Paul tocou baixo, piano elétrico e fez vocal, George guitarra e Ringo bateria. A sessão durou de quatro da tarde às oito da manhã com os quatro trabalhando também em “The continuing story of Bungalow Bill”, de John, e na balada “Long long long”, de George. Na mixagem, voz, vocal e órgão no meio, guitarras à direita e bateria da esquerda para a direita (não é pan).
“Blackbird” – Paul McCartney – Paul compôs esta música na Índia e a inspiração foi um acordar com o canto de pássaros antes do dia raiar. O músico usou a imagem do pássaro negro, um melro, para se referir às experiências que estava tendo com o guru indiano. “Melro...pegue estas asas quebradas e aprenda a voar/ Você esperou por este momento toda a sua vida”. E “Melro...pegue estes olhos encovados e aprenda a ver/ Em toda sua vida você estava apenas esperando este momento para ser livre”. Paul gravou em 11 de junho, sozinho, em Abbey Road, com violão Martin D-28 e voz , com uma afinação em ré das duas cordas mi com execução dedilhada. Apesar de simples, Paul gravou 32 takes, 11 deles completos. O canto do pássaro na faixa veio do volume sete da biblioteca de efeitos de Abbey Road: “Pássaros de pena”. A mixagem pôs um clique (metrônomo) marcando no canal esquerdo como se fosse percussão e o restante no meio. Paul trabalhou no estúdio dois de 18h30 a 0h15, enquanto John trabalhava nos efeitos de “Revolution 9” no estúdio três de 19h às 22h15.
“Piggies” – George Harrison – Canção de George que ecoa “Animal Farm” ("A revolução dos bichos"), de George Orwell, em que os porcos dominam os demais animais com o mote de que todos são iguais, mas uns são mais iguais do que outros, o que se encaixa perfeitamente no conceito ocidental de democracia. A letra fala de porcos pequenos que apenas têm a lama para chafurdar e dos grandes porcos acima deles, sempre com roupas limpas, que saem com as esposas para jantar e comem bacon, dos porcos pequenos, supõe-se.
A canção tem um arranjo barroco com quatro violinos, duas violas e dois cellos. O co-produtor Chris Tomas, que dirigia as sessões na ausência de George Martin, tocou cravo. Paul tocou baixo, Ringo bateria e John fez os loops de fita com os roncos dos porcos usando o volume 35 da biblioteca de áudios: “Animais e abelhas”. George gravou a voz com dobra em alguns pedaços e distorção. O engenheiro Ken Townshend explica como conseguiu o efeito: “Passamos o sinal do microfone por filtro de câmara de eco muito agudo que cortou tudo acima e abaixo do nível de três kilohertz, criando uma faixa de som bem estreita”. Na mixagem, o trecho em que Paul imita o ronco de um porco fica no canal esquerdo com baixo e pandeiro. A voz de George está no meio com dobras que vão para o canal direito. Violinos e cravo estão no meio, com cellos à direita. O loop dos porcos à direita.
George contou com ajuda de Lennon, autor do verso “clutching forks and knives to eat their bacon” (“Empunhando facas e garfos para comer seu bacon”) e sua mãe, Louise, fez o verso “What they need is a damn good whacking” (o que eles precisam é de uma boa surra”). A canção foi interpretada como sendo contra a polícia porque pigs é uma gíria para policiais. Charles Manson, o líder de uma seita que trucidou quatro pessoas numa mansão da Califórnia se disse inspirado pela canção “Helter Skelter”, deste álbum, e escreveu “morte aos porcos” na porta, uma referência, ao que parece, à música de George. Uma de suas vítimas foi a atriz Sharon Tate, oito meses e meio grávida do marido, o cineasta Roman Polanski, e três amigos, dois homens e uma mulher.
“Rocky Raccoon” – Paul McCartney – Canção com relato cômico de Paul sobre um caubói chamado Rocky Raccoon que vivia nos morros do estado de Dakota. A mulher dele, Magill, foge com um tal de Dan, ele vai atrás para lavar a honra, encontra os dois mas Dan é mais rápido e atira nele. Paul fez parte da letra no estúdio. Gravada numa única sessão no dia 15 de agosto, das 19h às três da manhã, com Paul na voz e violão, John no vocal, gaita, harmonium e baixo, George no vocal e Ringo na bateria. O produtor George Martin gravou o solo com um piano de armário. Na mixagem, a voz está no meio, no canal direito estão violão, gaita, vocal e o solo de piano. A bateria e o baixo à esquerda. Alguns versos deixados de lado: “roll up his sleeves on the sideboard”; “roll over Rock...he said oh, it’s OK doc, it’s just a scratch and I’ll be OK when I get home” “This hear is the story of a boy living in Minnesota”.
“Don’t pass me by” – Ringo Starr – O baterista da banda sempre tentou fazer músicas, mas quando mostrava aos outros, eles caíam na gargalhada porque ele apresentava músicas que já existiam. Este country levou cinco anos para ficar pronto, uma canção de amor com versos pueris. Levou quatro sessões, em cinco e seis de junho e 12 e 22 de julho, com Ringo na voz, bateria, sineta, piano, Paul ao piano e baixo e Jack Fallon ao violino. Fallion era empresário de shows e músico e contratou os Beatles para alguns shows no começo da carreira deles. John e George não participaram da gravação. Na mixagem, os teclados e a voz estão no meio, o baixo à direita com o violino e a bateria à esquerda.
“Why don't we do it in the road?” – Paul McCartney - Um blues de verso único com apenas um minuto e 40 segundos gravado por Paul e Ringo em duas sessões nos dias nove e 10 de outubro, na reta final do álbum branco, no estúdio um. Paul tocou violão, guitarra, baixo e bateu palmas, Ringo tocou bateria e bateu palmas. Paul usa todos os seus recursos vocais nesta faixa, indo do gutural ao falsete num sonoridade bem crua. John adorou e ficou chateado por não ter sido convidado a participar quando Paul gravou as bases no dia nove. John e George estavam acompanhando mixagens em outro estúdio. Na mixagem, piano e guitarra à direita, baixo à esquerda e o restante no meio.
“I will” – Paul McCartney – Outra das belas baladas de Paul como “And I love her”, “Here, there and everywhere”, “For noone”, “Yesterday”, entre outras. Letra boba do tipo ''eu te amo e você sabe que vou te esperar", com um arranjo e interpretação tocantes, foi gravada em duas sessões, em 16 e 17 de setembro, com Paul na voz e violões, John na percussão e Ringo nas maracas, címbalos e bongôs. A canção exigiu nada menos que 67 takes até que Paul ficasse satisfeito com o take 65 na sessão que durou de sete da noite às três da manhã. No dia 17, Paul gravou um “baixo de boca” que pode ser ouvido melhor com fone de ouvido no canal direito e gravou vocais. O solo de violão está à direita , a percussão à esquerda, voz e vocal no meio.
“Julia” - John Lennon – Homenagem de John à sua mãe, Julia Stanley, que cuidou dele apenas nos primeiros quatro anos, passando a responsabilidade à irmã Mary, ou melhor, a Tia Mimi, que criou John. Julia prezava sua liberdade, via John apenas ocasionalmente, mas ele sempre a adorou. Os dois foram mais próximos na juventude de John, quando ele formou os Quarrymen, a banda à qual se agregariam Paul e George. Julia morreu atropelada em 15 de julho de 1958, quando John tinha 17 anos, e ele sempre demonstrou um trauma em relação ao abandono. Na canção “Mother”, de sua carreira solo, ele canta “mãe, você me teve, mas eu nunca tive você”. “Julia” é uma canção de amor para a mãe e também cita Yoko Ono no verso “ocean child calls me”: Yoko significa “criança do oceano” em japonês. Os psicólogos de plantão interpretam que Yoko finalmente preenchera o vazio que ele sentiu com a morte da mãe, a quem amava muito. Julia fazia o papel de amiga e o encorajava criativamente e sua morte, segundo os supracitados, o levou a adotar uma postura rebelde e a tratar mal as mulheres até conhecer Yoko. John gravou sozinho cantando e tocando violão duas vezes e estas duas versões foram superpostas no estéreo, o que dá um efeito quando ele canta “Julia”. Esta canção foi a última a ser gravada para o álbum branco, em 13 de outubro, e encerra o lado dois.
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1969 - Hey Jude
1. Can’t Buy Me Love
2. Should Have Known Better
3. Paperback Writer
4. Rain
5. Lady Madonna
6. Revolution
7 .Hey Jude
8 .Old Brown Shoe
9 .Don’t Let Me Down
10. Ballad of John and Yoko
1. Come Together
2. Something
3. Maxwell’s Silver Hammer
4. Oh! Darling
5. Octopus’s Garden
6. I Want You (She’s So Heavy)
7. Here Comes the Sun
8. Because
9. You Never Give Me Your Money
10. Sun King
11. Mean Mr. Mustard
12. Polythene Pam
13. She Came in Through the Bathroom Window
14. Golden Slumbers
15. Carry That Weight
16. End
17. Her Majesty
2. Dig A Pony
3. Across The Universe
4. I Me Mine
5. Dig It
6. Let It Be
7. Maggie Mae
8. I’ve Got A Feeling
9. One After 909
10. The Long And Winding Road
11. For You Blue
12. Get Back
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1988 - Past Master (Volume One)
1. Love Me Do (Single Version)
2. From Me To You
3. Thank You Girl
4. She Loves You
5. I’ll Get You
6. I Want To Hold Your Hand
7. This Boy
8. Komm, Gib Mir Deine Hand (I Want To Hold Your Hand)
9. Sie Liebt Dich (She Loves You)
10. Long Tall Sally
11. I Call Your Name
12. Slow Down
13. Matchbox
14. I Feel Fine
15. She’s a Woman
16. Bad Boy
17. Yes It Is
18. I’m Down
1988 - Past Master (Volume Two)
Ouvindo o "White Album"...
Anthology 1 – 1994.
CD 1.
1. Free As A Bird
2. John Lennon Monologue
3. That’ll Be The Day
4. In Spite Of All The Danger
5. Paul McCartney Monologue
6. Hallelujah, I Love Her So
7. You’ll Be Mine
8. Cayenne
9. Paul McCartney Monologue
10. My Bonnie
11. Ain’t She Sweet
12. Cry For A Shadow
13. John Lennon Monologue
14. Brian Epstein Monologue
15. Searchin’
16. Three Cool Cats
17. The Sheik Of Araby
18. Like Dreamers Do
19. Hello Little Girl
20. Brian Epstein Monologue
21. Besame Mucho
22. Love Me Do
23. How Do You Do It
24. Please Please Me
25. One After 909 (False Starts)
26. One After 909
27. Lend Me Your Comb
28. I’ll Get You
29. John Lennon Monologue
30. I Saw Her Standing There
31. From Me To You
32. Money (That’s What I Want)
33. You Really Got A Hold On Me
34. Roll Over Beethoven
CD 2.
1. She Loves You
2. Till There Was You
3. Twist And Shout
4. This Boy
5. I Want To Hold Your Hand
6. Eric Morecambe & Ernie Wise Dialogue
7. Moonlight Bay
8. Can’t Buy Me Love
9. All My Loving
10. You Can’t Do That
11. And I Love Her
12. A Hard Day’s Night
13. I Wanna Be Your Man
14. Long Tall Sally
15. Boys
16. Shout
17. I’ll Be Back (Demo)
18. I’ll Be Back (Complete)
19. You Know What To Do
20. No Reply (Demo)
21. Mr. Moonlight
22. Leave My Kitten Alone
23. No Reply
24. Eight Days A Week (False Starts)
25. Eight Days A Week
26. Kansas City/Hey Hey Hey Hey!
Senha: vigueras
Anthology 2 – 1996.
CD 1.
1. Real Love
2. Yes It Is
3. I’m Down
4. You’ve Got To Hide Your Love Away
5. If You’ve Got Trouble
6. That Means A Lot
7. Yesterday
8. It’s Only Love
9. I Feel Fine
10. Ticket To Ride
11. Yesterday
12. Help!
13. Everybody’s Trying To Be My Baby
14. Norwegian Wood (This Bird Has Flown)
15. I’m Looking Through You
16. 12-Bar Original
17. Tomorrow Never Knows
18. Got To Get You Into My Life
19. And Your Bird Can Sing
20. Taxman
21. Eleanor Rigby (Strings Only)
22. I’m Only Sleeping (Rehearsal)
23. I’m Only Sleeping (Take 1)
24. Rock And Roll Music
25. She’s A Woman
CD 2.
1. Strawberry Fields Forever (Demo Sequence)
2. Strawberry Fields Forever (Take 1)
3. Strawberry Fields Forever (Take 7 & Edit Piece)
4. Penny Lane
5. A Day In The Life
6. Good Morning Good Morning
7. Only A Northern Song
8. Being For The Benefit Of Mr. Kite! (Takes 1 & 2)
9. Being For The Benefit Of Mr. Kite! (Take 7)
10. Lucy In The Sky With Diamonds
11. Within You Without You (Instrumental)
12. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)
13. You Know My Name (Look Up The Number)
14. I Am The Walrus
15. The Fool On The Hill (Demo)
16. Your Mother Should Know
17. The Fool On The Hill (Take 4)
18. Hello Goodbye
19. Lady Madonna
20. Across The Universe
Senha: vigueras
Anthology 3 – 1996.
CD 1.
1. A Beginning Martin
2. Happiness Is A Warm Gun Lennon/McCartney
3. Helter Skelter
4. Mean Mr. Mustard
5. Polythene Pam
6. Glass Onion
7. Junk
8. Piggies
9. Honey Pie
10. Don’t Pass Me By
11. Ob-La-Di, Ob-La-Da
12. Good Night
13. Cry Baby Cry
14. Blackbird
15. Sexy Sadie
16. While My Guitar Gently Weeps
17. Hey Jude
18. Not Guilty
19. Mother Nature’s Son
20. Glass Onion
21. Rocky Raccoon
22. What’s The New Mary Jane
23. Step Inside Love/Los Paranoias
24. I’m So Tired
25. I Will
26. Why Don’t We Do It In The Road
27. Julia
CD 2.
1. I’ve Got A Feeling
2. She Came In Through The Bathroom Window
3. Dig A Pony
4. Two Of Us
5. For You Blue
6. Teddy Boy
7. Medley: Rip It Up/Shake, Rattle, And Roll/Blue Suede Shoes
8. The Long And Winding Road
9. Oh! Darling
10. All Things Must Pass
11. Mailman, Bring Me No More Blues
12. Get Back
13. Old Brown Shoe
14. Octopus’s Garden
15. Maxwell’s Silver Hammer
16. Something
17. Come Together
18. Come And Get It
19. Ain’t She Sweet
20. Because
21. Let It Be
22. I Me Mine
23. The End
Senha: vigueras
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