Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

domingo, 24 de agosto de 2008

10cc - THE ORIGINAL SOUNDTRACK (1975)





Se você já era nascido nos anos 70, com certeza conhece este álbum. Não? Não tem problema... conhece, ao menos, uma canção deste clássico: 'I'm Not In Love', regravado dezenas de vezes e tendo como cover mais famoso o feito por The Pretenders.
O que a maioria não sabe é que antes de gerar esta obra-prima de composição, interpretação, arranjos e engenharia sonora, estes quatro ingleses aí da foto ralaram para caraca no mercado musical.
O 10cc surgiu da união de quatro mentes brilhantes, Eric Stewart, Graham Gouldman, Kevin Godley & Lol Creme, todos já extremamente experientes no meio musical seja como instrumentistas ou como compositores. Vejamos: Eric Stewart foi guitarrista/compositor/vocalista do The Mindbenders ('Game Of Love', 'Groovy Kind Of Love'); Graham Gouldman escreveu pérolas pop como 'For Your Love' e 'Heartful Of Soul' (The Yardbirds), 'No Milk Today' (Herman's Hermits), 'Look Through Any Window' e 'Bus Stop' (The Hollies), etc.; Kevin Godley e Lol Creme passaram por várias bandas durante os anos 60. Em 68, encontram-se para diversos trabalhos conjuntos que incluiam a produção de toneladas de canções bubblegum para a Marmelade Recs. Finalmente, em 72, já como 10cc, lançam uma paródia ao doo wop chamada 'Donna', de relativo sucesso mundial e, logo depois, 'Rubber Bullets' e não pararam mais. Ocorre que, até este momento, o 10cc -apesar da evidente sofisticação das composições e arranjos- era apenas mais uma banda pop fazendo muito sucesso. Organicamente, a banda era dividida da seguinte forma: Stewart & Gouldman eram a porção pop e Godley & Creme a facção experimental.
Este lado pop proporcionou, no ano seguinte, o lançamento do primeiro álbum, auto-entitulado, e, em 74, lançam 'Sheet Music', já com um pé nas experimentações que viriam a se materializar plenamente, no ano seguinte, com o lançamento deste 'The Original Soundtrack'. É tão diferente de tudo que haviam feito até então que ouso catalogar este álbum como progpop. Como de hábito, tocam todos os instrumentos, dos habituais guitarra/teclados/baixo/bateria a uma penca de outros, digamos assim, mais exóticos. As composições são inspiradíssimas e adornadas com arranjos vocais e instrumentais de uma complexidade e beleza extremas. No entanto, chama muita atenção o trabalho de produção/engenharia sonora. Nesta cópia remasterizada e com duas faixas bônus, então...
Em 76 lançam 'How Dare You!', mantendo o altíssimo padrão de seu predecessor -para alguns é até superior- mas as relações entre as duas facções já estavam deterioradas e a metade experimental resolve pular fora -tornaram-se renomados diretores de videoclipes e lançaram alguns poucos trabalhos na linha new wave (blaaaargh!!!) como Godley & Creme- e a carreira da banda torna-se irregular, apesar de alguns excelentes lançamentos e a manutenção das turnês.
No meu entender, apesar do álbum ter sido um imenso sucesso -puxado pelo eterno hit 'I'm Not In Love' (com certeza, uma das grandes baladas de todos os tempos), o reconhecimento à excelência desta obra foi parcialmente ofuscado pelo lançamento, praticamente ao mesmo tempo, de um álbum que tornou-se um clássico instantâneo: 'A Night At The Opera', de um tal de Queen. É como se, em um só ano, tivessem sido lançados dois 'Sgt. Peppers...'.
Acho que podemos dizer que em 1975, no mínimo, tivemos uma excelente safra.

The Original Soundtrack download: http://www.badongo.com/file/10802872

Nenhum comentário: