Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

domingo, 31 de agosto de 2008

ELDOPOP - Rio de Janeiro (1971 - 1978)





Rádio Eldopop Volume 01:

Mesmo não tendo vivido de forma intensa a fase áurea do Rock progressivo, tive a felicidade e o privilégio de ter conhecido pessoas que me proporcionaram conhecimento do assunto. Este Post sobre a Rádio Eldopop promove uma breve história de um fenômeno Musical e cultural que de forma indubitável, gerou uma geração de amantes do rock Progressivo. Este fenômeno chamou-se Rádio Eldopop.......Podem chorar! Sorrir!..Relembrar de uma fase maravilhosa!..de amigos!..Namoradas!..Festas de Rock...e o Grande Big Boy.....Sem comentários.. Consegui várias vinhetas da Eldopop e fiz esta montagem..Espero que gostem. Em Breve Postarei outros Volumes! Breve História da Eldopop: As transmissões de rádio em FM no Brasil tiveram inicio em meados dos anos 50, (Rádio Imprensa, 1955) mas só no final da década de 60 e inicio dos anos 70 elas foram tomando forma. A idéia inicial era que as rádios FM tivessem uma programação voltada exclusivamente para a música, diferenciando-se assim das demais freqüências.
Foi nesse clima que em 1971 o sistema globo de rádio deu inicio as transmissões da radio Eldorado. A Eldopop, nome que passou a dotar, foi inovadora e revolucionária, com uma programação quase que exclusivamente voltada para o rock. A rádio passou a ser a principal referência do rock para uma geração carente de informações, mesmo sem informações sobre a programação, que durante muito tempo não eram divulgadas. A não divulgação da programação foi um empecilho que serviu de estimulo a busca e a pesquisa, contribuindo indiretamente para o crescimento cultural de uma geração que vivia atormentada pela repressão política. Muito antes das rotulações, criação das indústrias fonográficas como estratégia mercadológica, a Eldopop proporcionou aos jovens que viviam aqui no Rio de Janeiro o privilégio de ouvir e conhecer o que era vanguarda e contemporâneo na Europa e EUA. As saudosas vinhetas do grande Big Boy e do extraordinário locutor Carlos Bianchine, nos emocionavam, transformando uma simples audição quase que um rito religioso. Na manhã do dia 25 de setembro de 1978, um locutor anunciava a nova programação da rádio Eldorado Fm, leia-se rádio 98FM, sepultando ali a nossa estrela guia. Ficamos órfãos e abandonados, foi necessário um bom tempo para nos erguemos e compreender que novos tempos despontavam em um horizonte nada atraente para nossa geração. Já se passaram mais de 30 anos e a rádio ainda tem admiradores que na época eram bem crianças e jovens que nasceram bem depois de seu fim. São muitos os fatores convergentes, quem sabe alguém faça uma tese de mestrado do tema algum dia. Em suma é maravilhoso saber que um dia fizemos parte de uma história tão bela, desejo que os jovens de hoje bem como os frutos que iram gerar, aproveitem o Maximo o que seu tempo pode lhe proporcionar de positivo.

Faixas:

1-Vinheta Big Boy
2-Missing Link
3-Vinheta
4-Druid
5-Vinheta
6-Le Orme
7-Vinheta
8-Vinheta
9-Aphrodite's Child
10-Vinheta
11-José Cid
12-Vinheta
13-Hawkwind
14-Vinheta
15-Vinheta
16-Delirium 3
17-Vinheta
18-Esperanto
19-Vinheta
20-Jane
21-Vinheta
22-Big Boy
23-Vinheta de encerramento

5 comentários:

Unknown disse...

Prezado Sá....Só posso dizer - Muito Obrigado - pela tua postagem da (tua) montagem do - Eldopop - .De fato, faltam palavras...Espero que voce tenha tempo, paciência e disposição para mais postagens como esta.
Parabéns, fica com Deus...E um forte abraço
Fernando Duarte
Tijuca / Rio de Janeiro
(fduarte54@yahoo.com.br - mande notícias...)

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Anônimo disse...

tenho muitas saudades daqueles tempos, dos meus 14 anos, qdo ouvia a Eldo na maior parte do dia. hoje graças ao hip hop, axé, pagode e outras porcarias é que sentimos o quanto éramos felizes e não sabíamos.

Kim Rock disse...

muito legal o seu blog,eu ouvia muito esta radio desde os meus 13 anos,ate quando ela terminou,acho que em 78,uma pena...a geração daquela época tinha melhor gosto musical que desta agora com certeza,eu ja baixei o CD 1,2,3 as vinhetas eram um show a parte,bem legais algumas com a locução do saudoso big boy,como disse o meu amigo anonimo''éramos felizes e não sabíamos''

EldoPop Web disse...

Transmitindo!!!
www.eldopop.com.br
www.eldopop.com
www.eldopop.net.br