Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

sábado, 1 de novembro de 2008

THE BYRDS


Mr. Tambourine Man 1965










http://sharebee.com/3719eba3


Younger Than Yesterday (1967)

Origem: EUA
Produtor: Gary Usher
Formação Principal no Disco: Roger McGuinn - David Crosby - Chris Hillman - Michael Clarke
Estilo: Rock
Melhor Posição na Billboard: 24º

Everybody Este álbum mostra um novo Byrds, agora um quarteto. Mesmo com o esfacelamento da banda aos poucos e com a mudança na orientação sonora, os Byrds seguiam fazendo álbuns de qualidade. Younger Than Yesterday mostra o quanto McGuinn e Crosby eram afiados compositores, capazes de abrir o álbum com So You Want To Be A Rock'n'Roll Star e conseguir ainda subir o nível para a canção seguinte, Have You Seen Her Face, um resgate do melhor dos primórdios do rock'n'roll, do qual eles mesmos participaram. A canção, que lembra bastante o estilo pré-64 dos Beatles, merece presença cativa em qualquer coletânea decente da banda. As canções seguintes são experimentações dos músicos sobre que futuro seguir. CTA-102 é cheia de efeitos de estúdio, assim como algumas das canções de discos anteriores já exploravam as inovações eletrônicas da época. Renaissance Fair é inspirada em medievalismos e The Girl With No Name flerta com o country-rock, estilo que a banda viria a aprimorar no futuro. Everybody's Been Burned, todavia, é um retrato ao melhor estilo Dylan da potencialidade de David Crosby, que logo deixaria os Byrds. Younger Than Yesterday foi, mais do que apenas um bom disco pra época, a prova de que os Byrds podiam ainda se re(i)novar.

Link para download: http://www.mediafire.com/?ng6x2yl0gmc

The Notorious Byrd Brothers (1968)


Origem: EUA
Produtor: Gary Usher
Formação Principal no Disco: Roger McGuinn - David Crosby - Chris Hillman - Michael Clarke
Estilo: Acid Rock / Folk Rock
Melhor Posição na Billboard: 47º

Esse disco é mais um dos símbolos das mudanças pelas quais passaram tantas vezes os Byrds. Em Notorius Byrd Brothers, um desses irmãos notáveis estava dando o adeus, no caso o grande David Crosby. Por isso na capa só aparecem os outros 3 membros. Mas antes de dar o adeus, Crosby participou efetivamente deste belo disco que, embora mantivesse a linhagem folk cheia de experimentações em alta, já flertava com o country rock (o estilo que a banda adotaria em seguida) em faixas como Wasn't Born To Follow. Realmente, os Byrds não eram uma banda a seguir as outras, mas a criar seu próprio caminho, mesmo que isso custasse a saída de membros que não concordassem com este caminho. A banda ainda fazia experimentações e viagens psicodélicas constantes, como em Space Odissey, e também as costumeiras críticas à guerra, mostradas em Draft Morning. Mas as baladas folk permeiam todo o álbum, de Goin' Back à linda Old John Robertson. Os Byrds já não estavam mais no auge, mas os discos continuavam sob a batuta de Gary Usher com uma produção excelente. Se ainda não é fã da época de ouro da banda, esse é o último convite.

Link para download: http://www.mediafire.com/?dntm1yxikcl


Sweetheart Of The Rodeo (1968)

Origem: EUA
Produtor: Gary Usher
Formação Principal no Disco: Roger McGuinn - Chris Hillman - Gram Parsons - Kevin Kelley
Billboard: 77º

Quem gosta dos Byrds normalmente não gosta desse disco e eu não sei bem porque. Ou melhor, sei sim, mas não entendo o porquê. A essa altura, dos Byrds originais, só restavam McGuinn e Hillman, ou seja, a banda já não era exatamente a mesma. Muito da força criativa dos grandes álbuns anteriores havia ido embora. A entrada de Parsons na banda só serviu como elemento definitivo de mudança do estilo, tendo em vista que ele foi bastante decisivo no processo criativo de Sweetheart Of The Rodeo. A princípio os Byrds contariam uma breve história da música americana, passeando por bluegrass country e folk até chegar na era dos sintetizadores (que os Byrds já começavam a visitar fortemente em lados B como Moog Raga). No entanto eles não sairam mais do country rock. O resultado da experiência deles é tão bom que conseguiram fazer um álbum irrepreensível. Os novos Byrds captaram com alta fidelidade toda a experiência country, tratando de temas como alcoolismo, religião, prisão, vida no campo e tudo mais se utilizando com todo o exagero necessário da deliciosa steel guitar. É muito difícil destacar uma das 11 faixas, mas fico com 4: The Christian Life, You're Still On My Mind, Nothing Was Delivered e Hickory Wind. O álbum foi um fracasso, mas pouca gente vai de cabeça em uma mudança tão profunda de uma banda. Mas quem arriscou, acredito, não se arrependeu.

Link para download: http://www.mediafire.com/?tnjzedwyzym

Nenhum comentário: