Stephen Arthur Stills (Dallas, 3 de janeiro de 1945) é um dos mais importantes artistas de uma geração que uniu belas melodias a poesias ainda nos anos 60. Integrou bandas históricas, como Buffalo Springfield, onde tocava com Neil Young. Após deixar esta banda uniu-se a David Crosby (The Byrds) e Graham Nash (The Hollies) para criar o grupo Crosby, Stills, Nah & Young, ao qual viria se unir Neil Young. Este grupo teve sua primeira marcante apresentação em Woodstock, em 1969, a partir do que se projetaria como referência até os dias de hoje, com forte predominância de arranjos vocais primorosos e harmonias tocadas em violões de estilo folk. Em 2003, a revista Rolling Stone o classificou na 28º posição na lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos.
História
História
Stills foi criado em uma família militar. Ainda criança desenvolveu interesse em blues e folk. Ele também foi influenciado pela música latina, depois de passar a juventude em Gainesville e Tampa, Flórida, Louisiana, Costa Rica, Zona do Canal do Panamá e El Salvador, onde se formou no ensino médio, e era um marinheiro ávido. Ele também participou Admiral Farragut Academy, em St. Petersburg, Florida e Saint Leo Escola College Preparatory em Saint Leo, na Flórida.
Stills desistiu da Louisiana State University para tentar uma carreira musical na década de 1960. Ele tocou em uma série de bandas, incluindo The Continental, que contou com futuro guitarrista dos Eagles Don Felder. Stills também pode ser ouvido cantando sozinho no City Gerde do Folk, uma casa de café bem conhecida em Greenwich Village. Stills acabou ingressando em um grupo vocal de nove membros, residente no famoso Café Au Go Go em Nova York, chamado Au Go Go Singers, que incluiu seu futuro colega de banda no Buffalo Springfield Richie Furay. Este grupo fez algumas turnês no Catskills e no Sul, lançou um álbum em 1964, em seguida, se separou em 1965. Depois, Stills, juntamente com quatro outros ex-membros do Au Go Go Singers formou o The Company, um grupo de folk-rock. O The Company embarcou em uma turnê de seis semanas do Canadá, onde Stills encontrou um jovem guitarrista chamado Neil Young. Em entrevista ao programa Crosby, Stills, Nash & Young VH1 Legends especial, Stills diria que Young estava fazendo o que ele sempre quis fazer; "tocar música folk em uma banda de rock." O The Company se separou em Nova York dentro de quatro meses e Stills então trabalhou como músico de estúdio em várias sessões de gravação para outros artistas. Em 1966, ele convenceu um relutante Richie Furay, então a vivendo em Massachusetts, para tentar a sorte com ele na Califórnia.
Stills fez uma tentativa frustrada de se tornar um dos The Monkees. Ele foi rejeitado, e não devido a qualquer falta de capacidade, mas por causa de um conflito com o seu contrato de publicação de músicas. Então, em vez disso, ele recomendou seu amigo, multi-instrumentista Peter Tork para a banda.
Stills, Furay e Young se reuniram em Los Angeles e formaram o núcleo do Buffalo Springfield. A banda lançou três álbuns: Buffalo Springfield, Buffalo Springfield Again, e Last Time Around, e desfrutou de apenas um único hit "For What Is Worth".
Stills era um amigo próximo de Jimi Hendrix, que aparece no primeiro álbum solo homônimo de Stills. Supostamente, quando Hendrix foi formar seu trio The Jimi Hendrix Experience, seu empresário contactou o empresário de Stills convidando-o a se tornar baixista do Experience. Preocupado que a amizade e admiração de Stills por Hendrix o levasse a aceitar o convite e desistir de seu trabalho com o Buffalo Springfield, o empresário não repassou a proposta a Stills e indicou Noel Redding, que até aquele momento tinha sido um guitarrista, que aceitou o trabalho como baixista em seu lugar. Hendrix e Stills continuaram a conviver e tocar juntos informalmente até a morte de Hendrix, em 1970.
Durante a desintegração do Buffalo Springfield, Stills tocou no álbum Super Session com Al Kooper, e juntou-se com David Crosby, que tinha sido recentemente expulso do The Byrds no Outono de 1967. Em uma festa no bairro de Laurel Canyon, na casa de Joni Mitchell, foram apresentados a Graham Nash e este os apresentou sua composição "You Don't Have To Cry". Pronto, estava formado o Crosby, Stills & Nash.
Várias das canções Stills", incluindo" Suite: Judy Blue Eyes" no álbum de estréia foram inspiradas em seu relacionamento controverso com a cantora Judy Collins. Em uma entrevista de 1971 na Rolling Stone, o entrevistador observou que "muitos de suas músicas parecem ser sobre Judy Collins." Stills respondeu: "Bem, há três coisas que os homens podem fazer com as mulheres: Amar, sofrer por elas, ou transformá-las em canções e eu tive a minha quota de sucesso e fracasso em todos as três".
A foto da capa retratado na estréia foi tirada na varanda de trás de uma casa em West Hollywood, que foi demolida no dia seguinte. Precisando de músicos adicionais, a banda convidou Neil Young para se juntar a eles para sua turnê subseqüente e segundo álbum.
Na esteira do sucesso do CSNY, todos os quatro membros gravaram discos solo. Em 1970, Stills lançou seu álbum solo de estréia auto-intitulado que contou com convidados como Eric Clapton, Jimi Hendrix, Cass Elliot, Booker T Jones e Ringo Starr (creditado apenas como "Richie"), bem como David Crosby, Graham Nash, Rita Coolidge e os bateristas Dallas Taylor e Johnny Barbata. Este album emplacou o hit "Love The One You With". Na sequência em 1971 Stills lançou o album "Stephen Stills 2", que incluía outro sucesso "Change Partners". Mesmo sendo a música escrita antes da formação do CSN, Nash viu isso como uma metáfora para as relações do CSNY.
Em 1972, Stills inicia parceria com Chris Hillman ex-Byrds para formar a banda Manassas. Seu auto-intitulado álbum duplo era uma mistura de rock, country, blues, bluegrass e música latina dividido em seções diferentes. Todos os álbuns de Stills lançados após a dissolução do Buffalo Springfield tinha ganho discos de ouro ou de platina, o álbum Manassas o seu primeiro LP em que isso não aconteceu. Após a turnê de reunião CSNY em 1974, ele assinou contrato com a Columbia Records para três álbuns: Stills em 1975; Illegal Stills em 1976, e Thoroughfare Gap, em 1978.
Em 1976, Stills tentou uma reunião com Neil Young. O album Long May You Run foi programado para ser um registro CSNY, mas quando Crosby e Nash deixaram de cumprir as suas obrigações de gravação e turnês em dupla e eles voltaram para encontrar o outro par, Stills e Young tinha limpado seus vocais a partir das gravações, como fotos e Young decidiu continuar sem seus parceiros antigos como a The Stills-Young. No entanto, Young deixaria a turnê no meio, devido a uma aparente infecção na garganta. Stills foi contratualmente obrigado a terminar a turnê, que ele fez, mas ao voltar para casa, sua esposa anunciou que queria o divórcio e desejava voltar para a França. Pouco depois Stills se reuniu com Crosby e Nash, graças aos esforços da futura esposa de Nash, Susan, que convenceu Nash a perdoar Stills por apagar os vocais Crosby e Nash de Long May You Run. Isto levou à reunião permanente de Crosby , Stills, Nash em 1977, que tem persistido até o presente. Uma vez que, Neil Young se juntou ao trio para dois álbuns em 1988 e 1999, e turnes em 2000, 2002 e 2006. Também em 1976, Stills tocou percussão na gravação dos Bee Gees da música "You Should Be Dancing".
Em 1979, ele viajou para Havana, Cuba, para participar do festival Jam Havana que ocorreu entre 2 e 4 de Março, juntamente com Weather Report, Trio Of Doom, Fania All-Stars, Billy Swan, Bonnie Bramlett, Mike Finnegan, Kris Kristofferson, Rita Coolidge e Billy Joel, além de uma série de artistas cubanos, como Irakere, com quem excursionou pelos EUA após os concertos de Havana. Sua performance foi capturada no documentário Ernesto Juan Castellanos "Havana Jam '79".
1968 Mike Bloomfield, Al Kooper & Stephen Stills - Super Session
01. Albert Shuffle
02. Stop
03. Man's Temptation
04. His Holy Modal Majesty
05. Really
06. It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry
07. Season Of The Witch
08. You Don't Love Me
09. Harvey's Tune
1970 Stephen
Stills
01. Love The
One You’re With
02. Do For The
Others
03. Church
(Part Of Someone)
04. Old Times
Good Times
05. Go Back
Home
06. Sit
Yourself Down
07. To A Flame
08. Black Queen
09. Cherokee
10. We Are Not Helpless
1971 Stephen
Stills 2
01. Change Partners
02. Nothin' To Do But Today
03. Fishes And Scorpions
04. Sugar Babe
05. Know You Got To Run
06. Open Secret
07. Relaxing Town
08. Singin' Call
09. Ecology Song
10. Word Game
11. Marianne
12. Bluebird Revisited
1972 Stephen
Stills & Manassas Live In Amsterdam
01. Rock & Roll Woman
02. Bound To Fall
03. Hot Burrito #2
04. It Doesn't Matter
05. Go Back Home
06. Change Partners
07. Know You Got To Run
08. 4+20
09. Intro
10. Blues Man
11. Word Game
12. Do For The Others
13. Move Around
14. Both Of Us (Bound To Lose)
15. Love The One You're With
16. He Was A Friend Of Mine
17. Fallen Eagle
18. Hide It So Deep
1972
Stephen Stills & Manassas
The Raven
01. Song Of Love
02. (a) Rock & Roll Crazies
(b) Cuban Bluegrass
03. Jet Set (Sigh)
04. Anyway
05. Both Of Us (Bound To Lose)
The Wilderness
06. Fallen Eagle
07. Jesus Gave Love Away For Free
08. Colorado
09. So Begins The Task
10. Hide It So Deep
11. Don't Look At My Shadow
Consider
12. It Doesn't Matter
13. Johnny's Garden
14. Bound To Fall
15. How Far
16. Move Around
17. The Love Gangster
Rock & Roll Is Here To Stay
18. What To Do
19. Right Now
20. The Treasure (Take One)
21. Blues Man
1973
Stephen Stills & Manassas – Down To The Road
01. Isn't It About Time
02. Lies
03. Pensamiento
04. So Many Times
05. Business On The Street
06. Do You Remember The Americans
07. Down The Road
08. City Junkies
09. Guaguancó de Veró
10. Rollin' My Stone
1974 Stephen Stills Live
01. Wooden Ships
02. Four Days Gone
03. (a) Jet Set (Sigh)
(b) Rocky Mountain Way
(c) Jet Set (Sigh)
04. Special Care
05. Change Partners
06. (a) Crossroads
(b) You Can't Catch Me
07. Everybody's Talking At Me
08. 4 + 20
09. Word Game
Nenhum comentário:
Postar um comentário