Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

domingo, 28 de setembro de 2008

ERLON CHAVES

Banda Veneno De Erlon Chaves (1971)Erlon Chaves - 1971 - Banda Veneno De Erlon Chaves

Outro maestro genial que tivemos e que foi daqui pra outra bem cedo se chama Erlon Chaves. Eu conheci o trabalho dele justamente através de uma faixa contida nesse volume, A faixa em questão é a composição de Jorge Ben, chamada "Eu Quero Mocotó", que concorreu ao FIC de 1970, onde a defesa do tema criou uma polêmica gigantesca. Zuza Homem De Mello narra muito bem o episódio no livro "A Era Dos Festivais - Uma Parábola". Segue o trecho abaixo:

"Para a apresentação de "Eu Também Quero Mocotó", na final de 25 de outubro de 1970, Erlon resolveu incrementar ainda mais o happening, que já ocorrera na apresentação classificatória da música, quando sua Banda Veneno, somando 40 pessoas entre cantores e músicos (Eita, banda larga!), fez platéia e jurados dançarem ao som da canção, feita mesmo pra dançar, só à base de riffs dos metais, ritmo de boogaloo (a moda black de então). E aí anunciou, segundo Zuza: "Agora vamos fazer um número quente, eu sendo beijado por lindas garotas. É como se eu fosse beijado por todas aqui presentes".


"Na platéia foi uma vaia só. Nos lares, algumas esposas brancas engoliram em seco, ofendidíssimas, ao lado dos maridos". E o happening rolou.


Só que, segundo nosso amigo Zuza, "o espetáculo de um negro sendo beijado por loiras no encerramento do V FIC foi demais para os padrões conservadores da época, e Erlon Chaves foi levado, dias depois, para um interrogatório na Censura Federal", ao qual se seguiu a prisão, segundo consta, pela influência de esposas de alguns generais da Ditadura, ficando o músico, depois de libertado, proibido de exercer suas atividades profissionais em todo o território nacional por 30 dias".


Imaginem se eu não ia querer saber mais sobre o figura! Foi dessa forma que saí em busca do disco. Encontrei uma re-edição lançada em 1978, pelo selo Fontana, com uma capa horrível, mas, enfim, as faixas estavam todas lá. A capa original consegui muito tempo depois, é essa aí.


O álbum é genial, é funk, é samba-rock, é caribenho, é de "sacundir" o indivíduo. O lado A, inicia com uma versão excelente de "Cosa Nostra" do Jorge Ben, seguida por "Shirley Sexy / Sexy Appeal" (pra quem baixou o Portinho, vai ouvir a "Shirley Sexy" com letra agora, um sarro). "Oh Happy Day", "Fora De Série", de Marcos e Paulo Sérgio Valle, a dita cuja "Eu Também Quero Mocotó" e pra fechar "Drive-In", de Erlon Chaves, essa foi a que achei mais sem sal, talvez por ser lentinha.


O lado B começa esmerilhando com "Pulo, Pulo", de Jorge Ben, seguida de "Quem é?", de Erlon Chaves, que pra mim é a mais foda do disco todo, o instrumental é espetacular. Depois disso, temos, "Madalena", de Ivan Lins, "Jesus Cristo", de Roberto e Erasmo, "Menina Da Ladeira" de João Só, "Você Abusou", de Antonio Carlos e Jocafi, e, finalizando o volume, outra lentinha de Erlon e Arnoldo Medeiros, "Fim De Baile".

2 comentários:

Anônimo disse...

olocomeu, esse é perola rara, mas cadê o link ? Todos os links sao para a foto da capa ou da pagina.Tem jeito de corrigir ? Valeu. Zelal.

Vilson C Alves Sá disse...

Fala Zelal... corrigi e postei o link abaixo da capa... boa audição e obrigado pelo toque. Continyue comentando... abração!