Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

sábado, 27 de setembro de 2008

GRAND FUNK RAILROAD

O Grand Funk Railroad nasceu em 1964, na cidade de Flint, Michigan, USA; quando quatro amigos se juntaram para formar uma banda. na cidade de Flint, Michigan, EUA, A banda se chamava: Jazzmasters. Não tocavam jazz, faziam um barulhento rock 'n roll, tão alto quanto seus amplificadores aguentavam. A banda foi tocando nos clubes e escolas da cidade, até que em 1967 apareceu na vida deles um cara chamado Terry Knight: um garoto de 20 anos como os músicos do Jazzmasters que ele foi ver naquela noites. Por sua vez, Knight já tinha realizado alguns sonhos: tinha seu próprio programa de rádio local, e já tinha trabalhado até em uma emissora de Detroit. Nesta noite de 67 ele estava desempregado, então decidiu realizar um outro sonho: cantar numa banda de rock. Da reuniao entre Terry Knight X Jazzmasters, nasceu o Terry Knight & The Pack. O Jazzmasters era formado por: Mark Farner, 19 anos, guitarra e vocal; Don Brewer, 19 anos, bateria e vocal; Craig Frost, 19 anos, órgão e piano e Don Lester no baixo.

The Pack, união dos esforços ambiciosos e desesperados dos garotos do Jazzmasters com os sonhos e propostas mirabolantes do ex-disk-jockey Terry Knight. Knight propôs o universo a Mark Farner & Cia. Na verdade só conseguiu um magro contrato de gravação para a etiqueta "Cameo/Parkway, de alcance local, a qual ja tinha lançado entre outros, Chubby Cheker e Dee Dee Sharp. O som do grupo era uma versão barata dos Rolling Stones, disse Knight, o sucesso foi apenas regional, indo no máximo até Detroit.

No início de 68 o Pack separa-se de Knight. Os dois vão para a estrada: O Pack para uma série de shows em clubes, boates e colégios; Knight para uma carreira solo como cantor-menestrel tipo Donavan. Nenhum dos dois se deram bem. Fracassados, Pack e Knight se reencontraram no inverno de 68. As circunstâncias dessa reunião permanecem misteriosas e contraditórias até hoje. Existem duas versões: uma diz que Don Brew escreveu a Knight (que estava em Detroit), pedindo ajuda e dizia que o Pack estaria literalmente passando fome; a outra versão diz que Knight, depois de perceber que não levava jeito para cantor, tentou arrumar emprego em rádios e discos e não conseguiu. Sem outra alternativa foi procurar o pessoal do Pack em Cape Cod. A essa altura o Pack era só Mark Farner e Don Brewer. Enquanto Brewer caçava um novo baixista, Knight batalhava um contrato para seus protegidos. Os dois foram bem sucedidos; o baixista, um antigo amigo de Don, Mel Schacher, ex integrante de uma banda chamada "Question Mark & The Misterins" (que fez sucesso com: 96 Tears). O contrato é com a Capitol, por apenas seis meses, o grupo agora é um trio e tem novo nome: Grand Funk Railroad, um trocadilho com a estrada de ferro Grand Trunk Western, de Flint. Há quem diga que o contrato se deve a maquinações de Knight que envolveram: Twiggy, seu namorado-marido Justin de Velleneuve e os executivos da Apple. Outros dizem que tudo se deve a uma mudança de atitude da Capitol. O Pack já tinha gravado lá e não tinha acontecido nada, daí eles voltaram lá como Grand Funk e, com a ajuda de Terry, conseguiram o contrato.

Terry Knight não quer mais ser cantor de rock, ele quer ser fabricante de rock, e 1969 é um bom ano para fazer um grupo de rock. Duas coisas ajudaram muito o sucesso do Grand Funk: O Festival de Altamont e o fim dos Beatles. Quando o Beatles acabou toda uma geração ficou sem líder. Os Stones já existiam, mas Altamont mostrou o quanto eles eram falíves e fracos. La estava Jagger, diante de milhares de pessoas, impotente diante da violência. Os jovens estavam desapontados, amargurados, desanimados. Não havia mais um sonho, nem os Kenedys. Não acreditavam mais em seus governos, em seus pais. Só tinham dúvidas e medos, nenhum líder. Então o Grand Funk tornou-se seu líder, e deu lhes algo para apegarem, para crer. Tudo estava contra o Grand Funk, e tudo estava contra esta garotada, foi identificação instantânea.

Terry Knight providenciou para que Mark, Dom e Mel, estivessem no lugar certo, na hora certa, tocando o som certo e dizendo as coisas certas. Primeiro foram feito duas apresentações em lugares pequenos, para que Terry Knight pudesse polir sua criação. Criou toda uma coreografia para o grupo, comprou amplificadores.
Tudo pronto, o Funk fêz sua estréia oficial em 04 de julho de 1969, no Atlanta Pop Festival, tocando para 180 mil pessoa. Tocam de graça, de favor e, roubam o show, literalmete da noite para o dia eles se tornam os queridinhos da nova geração; reis dos adolescentes, campeões americanos do rock pesado.

A crítica é unânime em massacrar o Grand Funk Railroad: "sua música nem chega perto da perfeição de sua imagem", disse Michael Oldfield, da Melody Maker. "Todos são ruins demais, mas o pior de todos é Don Brewer, cuja tecnica de bateria é simplesmente pavorosa". A crítica não é contra o Heavy Metal: Ela não aceita é a notória incapacidade do Grand Funk como músicos, seja de heavy metal ou de qualquer outra coisa...

Mas sob a orientação de Terry Knight o Grand Funk se torna, realmente, um fenômeno de vendas e público. Fonte Wikipédia.

senha password: bigze


1969 - On Time

DOWNLOAD


1970 - Closer to home

DOWNLOAD


1970 - Grand Funk DOWNLOAD


1970 - Live Album
DOWNLOAD


1971 - E Pluribus Funk
DOWNLOAD


1971 - Survival
DOWNLOAD



1972 - Mark Don & Mel

DOWNLOAD


1972 - Phoenix DOWNLOAD


1973 - We're An American Band
DOWNLOAD


1974 - All The Girls In The World Beware

DOWNLOAD


1974 - Shining On
DOWNLOAD


1975 - Born To Die DOWNLOAD



1975 - Caught In The Act

DOWNLOAD


1976 - Good Singin', Good Playin' DOWNLOAD



1983 - What's Funk


1991 - Collectors Series

DOWNLOAD PART 1

DOWNLOAD PART 2


1997 - Bosnia
DOWNLOAD PART 1 PART 2



2002 - Live , The 1971 Tour

DOWNLOAD PART 1 PART 2

Um comentário:

Anônimo disse...

quite a lot to ready, but very interesting! i saw these guys live at westbury music fair last year. very enjoyable :)