Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Art



Lançado em 1967 ano considerado da psicodelia e um dos mais importantes da história da música pop, “Supernatural Fairy Tales” é o único disco do grupo inglês Art.



O Art foi formado em abril de 1967 e durou apenas seis meses, encerrando suas atividades em outubro daquele mesmo ano. Porem essa curta existência não passou despercebida, pois o único disco do Art é considerado até hoje uma das grandes obras do rock psicodélico da segunda metade dos anos 1960.



Na verdade, alguns consideram “Supernatural Fairy Tales” como o primeiro álbum do Spooky Tooth, tradicionalíssima banda de rock britânica que se destacou por executar uma original fusão entre o hard rock e o progressivo, principalmente pela interessante utilização de piano e órgão de forma simultânea, construindo uma sonoridade única.



Isso ocorre porque Mike Harrison, Luther Grosvenor, Greg Ridley e Mike Kellie, após a adição do tecladista Gary Wright, alteraram o nome do grupo de Art para Spooky Tooth, mudando também o direcionamento musical da banda.



Enquanto o Art viajava pelos mares do rock psicodélico, o Spooky Tooth navegava pelo hard rock com algumas pitadas de blues e uma grande dose de rock progressivo. Portanto, o mais correto é, apesar de contar praticamente com os mesmos músicos, classificar o Art e o Spooky como duas bandas totalmente diferentes.



As doze faixas de “Supernatural Fairy Tales” apresentam um rock carregado de psicodelismo e uma bem-vinda dose de peso, aproximando-o do chamado heavy psych. Guitarras agressivas e vocais ásperos e repletos de energia marcam as canções, que trazem consigo uma generosa dose de melodia, facilitando a digestão por parte do ouvinte. Assim, músicas como “I Think I´m Going Weird”, “What´s That Sound (For What It´s Worth)”, “Room With A View”, “Supernatural Fairy Tales”, “Love is Real”, “Brothers, Dads and Mothers” e “Rome Take Away Three” descem redondo até mesmo para o ouvinte não acostumado com a psicodelia, fato raro e surpreendente, uma vez que as experimentações sonoras do estilo costumam assustar ouvintes neófitos.



Raríssima, a edição original do álbum é item de destaque em acervos de colecionadores que conseguiram adquiri-la. Além dela, o álbum ganhou uma versão em CD em 1994 pela gravadora inglesa Drop Out (Cat# DOCD 1987) e, mais recentemente, foi reeditado pela Tapestry em vinil de 180 gramas.



Uma jóia rara, que garante momentos de satisfação sublimes ao ouvinte. Talvez essa seja a melhor definição para “Supernatural Fairy Tales”.


Integrantes. 

Luther Grosvenor (Guitarras)
Mike Harrison (Vocais, Teclados)
Mike Kellie (Bateria, Percussão)
Greg Ridley (Baixo, Guitarra)

01. I Think I’m Going Weird 3:19 
02. What’s That Sound 2:47 
03. African Thing 4:04 
04. Room With a View 3:38 
05. Flying Anchors 2:40
 06. Supernatural Fairy Tales 3:34 
07. Love Is Real 3:18 
08. Come on Up 3:01 
09. Brothers, Dads and Mothers 3:27
 10. Talkin’ to Myself 1:39
 11. Alive Not Dead 2:12 
12. Rome Take Away Three 3:00

Como Baixar. 

Download. 

Senha/Password: muro

Nenhum comentário: