Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

sábado, 7 de abril de 2007

JACK BRUCE



Jack Bruce foi o primeiro executante de baixo a ser reconhecido pelo público, que, da mesma forma que com a guitarra de Eric Clapton ou a bateria de Ginger Baker, o identificava imediatamente, desde os tempos do Cream, não importa com quem tocasse. E Foram muitos os grupos em que atuou, desde de o coimercial Manfred Mann até o envolvimento com o jazz experimental do Lifetime ou com o jazz-rock da ópera "Escalator Over The Hill", de Carla Bley e Paul Hanes.

De família operária de Glasgow, mas educado como músico erudito, Bruce recebeu influências de Bach a Stravinky, de Charlie Parker a canções folclóricas escocesas. Mas como outros grandes músicos do rock, ele apareceu tocando em bandas de rhythm' blues em Londres nos anos 60. Durante algum tempo, fez parte da Alexis Korner Blues Incorporated, de onde se desenvolveu a Graham Bond Organization. Tocou ao lado de apesar da antipatia mútua, até o Cream acabar em 1969. A Graham Bond Organization, liderada por Bond, morto em 1974, era mais do que uma banda pioneira, seguindo tendências que misturavam R & B e jazz.

Embora não tivesse ainda desenvolvido o estilo que seria parte essencial do som do Cream, a maneira de tocar de Bruce com Bond era de uma ferocidade de ataque incomum aos baixistas daquele período. Nos tres LPs gravados com Bond, Bruce mostra notas ágeis e claras, importantes, embora não decisivas, por o som do grupo. Às vezes, tocava o baixo acústico, e seus blues, executados na harmônica, fizeram parte do repertório da Graham Bond Organization. A harmônica de Bruce pode ser ouvida em "Traintime" do disco de Bond "The sound of 65'", uma canção que Bruce levou para o repertório do Cream.

A importância que Bruce obteve para o baixo elétrico foi uma das razões pelas quais permaneceu com Manfred Mann o tempo suficiente para gravar um single, "Pretty Flamingo" (um enorme sucesso para o grupo em 1966), e um extended-play: "Instrumental Asylum". Aparentemente, o baterista do Manfredd Mann, Mike Hugg, considerava o toque 'duro' de Bruce incompatível com seu estilo à bateria, apesar de os dois tocarem juntos pelo menos durante um ano.

Mais ou menos nesse período, Bruce teria tocado com John McVie, Eric Clapton, Hughie Flint e John Mayall nos Bluesbreakers. Desse período existe somente a gravação da música de T. Bonnie Walker, "Stormy Monday", onde, embora executasse uma furiosa performance de Clapton, Bruce ficou apagado na mixagem.

Quando se uniu a Clapton para formar o Cream em 1966, Bruce logo fortaleceu sua reputação como primeiro baixista de rock.
- Na verdade, éramos músicos pesados, disse na época.
Ele não estava brincando, e, se é possível dizer que o Cream se apoiou em um músico, foi em Bruce, que além de tocar baixo, também co-escreveu com o poeta Pete Brown a maior parte do repertório da banda.
Foi também o principal vocalista e responsável pela abertura dos horizontes de grupo em relação a um som mais pop.

Como o Jimi Hendrix Experience, seu contemporâneo, o Cream era um trio e cabia a cada membro da banda a mesma carga de responsabilidade. Isto significa que Bruce tinha que trabalhar mais que um simples tocador de baixo elétrico, ou seja,marcar o tempo e fazer odesenho harmônico para que o cantor e guitarrista pudesse tomar a liderança.

O próprio Clapton afirmou que, durante as famosas e longas improvisações do Cream ao vivo, era Bruce quem tomava a iniciativa, enquanto ele seguia com Baker, encaixando o que lhes viesse à cabeça.

Com o Cream, Bruce estabeleceu um tom único para o baixo elétrico. Um zumbido forte e, às vezes enfurecido, como na apresentação ao vivo da composição de Albert King "Sitting On The Top Of The World", do LP do Cream "Goodbye" de 1969, onde o toque de Bruce é definitivo na criação de uma das execuções mais pesadas do blues-rock. A última característica já é muito evidente no LP do Cream "Disraeli Gears" de 1967.

É preciso considerar também o lado mais lírico de sua personalidae musical, que aparece no terceiro LP do Cream, "Wheels Of Fire", lançado em 1968, uma gravação que mostrou as características de cada membro da banda.
Quando o Cream acabou, em 1969, Bruce ao invés de formar uma nova banda, gravou um LP, "Songs For a Taylor" (o título refere-se à uma groupie costureira da banda Fairport Convention, que morreu em um acidente de automóvel).

Nele Bruce era acompanhado por instrumentistas como o flautista Dick Heckstall-Smith (que já tocara com o Bruce na Graham Bond Organization e no Blues Incorporated) e o baterista John Hiseman, então liderando seu próprio grupo, o Coloseum, um dos grupos mais respeitados no segmento jazz-rock. Mas não há dúvida sobre a quem pertencia o disco, não somente pelo fato de Bruce tocar o baixo da maneira mais estonteante jamais gravada, mas também por ter escrito todas as canções, e tocar teclados e cantar.

Somente tres baixistas de rock foram bem sucedidos ao gravar seus LPs solo: Paul McCartney, John Entwistle, do The Who, e Jack Bruce. E dos tres Bruce ó o único músico que calcou a maior parte no baixo.

Bruce conseguiu riffs brilhantes e cheios de imaginação, como na faixa "Never Tell Your Mother She's Out Of Tune", executada com tal ferocidade que o baixo de Bruce quase chega a grunhir.

A grande sacação de "Song For A Taylor" foi transformar o baixo elétrico em um instrumento autônomo, em vez de um mero acompanhador.

Este disco impressionante é um verdadeiro clássico do rock Bruce ainda está por transcender.

Pra resumir: Jack Bruce é sem dúvida alguma, juntamente com Paul McCartney, John Entwistle e Chris Squire, um dos maiores contrabaixistas de toda a história da música pop (devo dizer que toco contrabaixo graças a ter ouvido muito estes 4 caras...)
Este seu 1° album solo, entitulado "Song For A Taylor" é simplesmente sensacional. Excelentes faixas muito bem executadas e com Bruce interpretando cada canção com uma alma incrível. Me desculpem os pitacos, mas minhas recomendações especiais são para "Theme From an Imaginary Western", "To Isengard" e a melhor de todas "Rope Ladder To The Moon".


Faixas:
01 - Never Tell Your Mother She's Out Of Tune
02 - Theme for an Imaginary Western
03 - Tickets to Water Falls
04 - Wierd of Hermiston
05 - Rope Ladder to the Moon
06 - The Ministry of Bag
07 - He the Richmond
08 - Boston Ball Game
09 - To Isengard
10 - The Clearout


Em 1970, Jack Bruce produziu um LP inteiro de jazz com John Hiseman, Dick Heckstall-Smith e o guitarrista virtuose John McLaughlin. Este album é uma outra proposta, totalmente diferente de seu predescessor.

A carreira de Bruce nos anos 70 foi confusa e sem rumo. Envolveu-se com o sub-Cream (o Mountain não foi outra coisa, com excessão do baixista e produtor Felix Pappalardi), com o West, Bruce e Laing. Tocou com a banda do baterista Tony Williams, o Lifetime e, ocasionalmente, formou suas próprias bandas, como a com o guitarrista Chris Spedding e o baterista John Marshall.

Com muita publicidade, Bruce reapareceu em 1974 com umnovo LP, "Out Of The Storm", o qual além de não atingir a qualidade de "Songs For A Taylor", mostrou que Bruce estava gasto.

Em 1975, anunciou-se que o guitarrista dos Rollings Stones, Micky Taylor que estava deixando a banda, e a tecladista Carla Bley, com quem Bruce tocara em "Escalator Over The Hill" (essencialmete um trabalho de jazz vanguardista), iriam formar a nova banda de Jack Bruce. E então surgiu o album "The Jack Bruce Band". Pouco tempo depois do lançamento, Taylor e Bley desfizeram o grupo.

Apesar de tantas mudanças, não há dúvida que Jack Bruce é um dos músicos que fizeram respeitar o artista de rock mais por sua música do que por suas qualidades como showman.

Uma vez perguntaram a Bruce como é que ele conseguia se envolver com tantas correntes musicais.
- Não mudo meu estilo conscientemente, se estou tocando jazz ou pop. Toco sempre a mesma coisa e é somente a música à minha volta que é diferente. Para mim, existe música, e só importa se é boa ou má.

Nenhum comentário: