Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

sexta-feira, 6 de abril de 2007

JOÃO DONATO

1970 - A Bad Donato

O João Donato mau (ou maldito) – com cara de traficante colombiano, como aparece na capa do disco "A Bad Donato" (Gravadora Dubas) – serviu primeiro para assustar aos que estavam acostumados ao seu estilo. Saía Donato de estilo suingado, com piano bossa nova temperado com calientes ritmos do Caribe, e entrava o Donato elétrico, influenciado pelo jazz-rock, por Hendrix e por Brown.
Em 1970, João Donato – já mais de uma década morando nos EUA (mudou-se para lá em 1959) e com trabalhos com Mongo Santamaria (quando saiu do conjunto foi substituído por Chick Corea), Tito Puente e Cal Tjader – decidiu gravar em Los Angeles um disco em que fizesse uma fusão de MPB com jazz, funk rock e eletrônica.
Agora, em plena fase de incontinência fonográfica – nos últimos tempos, entre lançamentos e relançamentos, sete CDs seus foram colocados no mercado -, Donato é homenageado com a reedição de um de seus trabalhos mais importantes. Mais comentado do que ouvido, A Bad Donato, lançado pela pequena Blue Thumb, logo saiu de catálogo.
"A Bad Donato" no Brasil, nunca chegou a ser comercializado e a versão que chega agora pela gravadora Dubas só encontra similar no mercado do Japão, onde João Donato é reverenciado. Nessas três décadas, o disco, talvez até por influência do nome, tornou-se "maldito", ainda que o próprio autor deboche da sua fama de mau, como evidencia a foto da contracapa em que ele aparece "fantasiado" de hippie.
Como confessa no encarte que acompanha o CD, Donato não sabia o que queria nem como gravaria. Ganhou autorização da gravadora para comprar os instrumentos que achasse necessário e tempo para ficar em casa descobrindo como tirar cada som dos teclados....
Dois anos depois, como não havia mais nada para explicar para os americanos, João Donato deu por encerrada a sua temporada nos EUA. Com o cachê arrecadado com o disco, ele compraria uma passagem de avião. De volta para o Brasil.

{Márcio Pinheiro - O Estado de S. Paulo (05-01-2005)}

1. A rã
2. Celestial Showers
3. Bambu
4. Lunar tune
5. Cadê Jodel? [The beautiful one]
6. Debutante's ball
7. Straight Jacket
8. Mosquito [Fly]
9. Almas irmãs
10. Malandro

Nenhum comentário: