Jukebox Web Radio

Jukebox Radio

https://www.jukeboxradio.minharadioonline.net/

domingo, 19 de outubro de 2008

VELUDO

A história da banda carioca Veludo surgida no inicio anos 70 é tão obscura quanto a qualquer outra banda surgida naquela época como Modulo 1000, A Bolha, Vímana , Peso e Scaladacida. Éra um tempo onde a juventude queria ir alem do Tropicalismo, que era mais acessivel, e beber das fontes importadas de bandas que fora estavam em constante acensão, como Yes, ELP e King Crimson. Enquanto no Brasil, os unicos grupos que tinha um certo reconhecimento como Mutantes e Terço só se apresentavam mais pelo interior do estado, havia tambem outros que ganhavam muito dinheiro cantando em Ingles e se apresentando em TV e nas capitais como o Pholhas e Menphis seguindo a linha de Morris Albert (cantor de Fellings).
Em contrapartida a esses fatos surgiria em 1974, o Veludo, sobre a liderança do tecladisda e compositor Elias Mizrahi, tinha ainda em sua formação o guitar-hero Paulo de Castro e o ex-Bolha, considerado por muitos como o melhor baterista carioca, Gustavo Schoeter (que depois tocaria na Cor do Som) e no baixo Pedro Jaguaribe. Antes disso se chamava Veludo Eletrico, e chegou a ter entre seus integrantes Lulu Santos e Fernando Gama (que sairam para formar o lendário Vímana ), Rui Motta, Tulio Mourao e Luciano Alvez (que passaram pelos Mutantes liderado por Serginho Dias). Fernando Gama integraria depois o Boca Livre, Tulio Mourão tocaria com Milton Nascimento entre outros, e Luciano Alvez nos primeiros discos de Pepeu Gomes e lecionar teclado.
O som do grupo nessa época era basicamente calcado no hard-rock, talvez com toques de Deep Purple, e muito improvisado, embora muitas vezes parecer que estão tocando tão alucinados que irão se perder no meio dos temas. Natural, pois o Veludo Eletrico fez muitos shows pela Rio de Janeiro tocando Rolling Stones, mas a proposta do agora "Veludo" ja se destanciava ja bastante da original. Contudo, a fama da banda se espalhava com enorme repercurção, diversas eram as dificuldades naqueles anos (1974-1975) , pois nenhuma gravadora estava disposta a leva-los para o estudio e investir como teve Mutantes e Terço e quase tiveram o Vímana, já que o som do Veludo éra muito mais experimental. Alias, de experimental no Brasil, só o Hermeto Pascoal conseguiu alguma coisa, mesmo assim teve que sair do pais.
Por causa disso, alguns fãs levavam gravadores para as apresentações afim de obter registros em que pude-sem ser ouvidos na hora em que bem entender e assim, anos depois, no início dos anos 90, surge o disco 'Veludo ao Vivo (1975)' gravado no projeto Banana Progressiva impulsionado pelo multimidia Nelson Motta, fruto dessa atitude inusitada, onde um fã teve a coragem de prensar 2000 cópias e assim, prestar sua valiosa contribuição para a história do rock nacional. Apesar da baixa qualidade técnica da gravação - o que é perfeitamente compreensivel.

-

Um comentário:

Anônimo disse...

tem algumas músicas que eles haviam composto e nunca foram lançadas:
A Musica que Vem do Céu
Cigania
Coisa Linda
Come to Me
Imperio Romano
La Sonata Claríssima
O Poeta
Portas do Céu
Teu Foco
Veludiando
As músicas estão bem "leves", todas ficaram com 7,3 MB em formato wma.
Infelizmente não tenho numa ripagem melhor, eu consegui estas músicas há muito tempo atrás num site de rock progressivo brasileiro que tinha na web, mas que saiu do ar.
Está aqui:(http://) rapidshare.com/files/213148638/Veludo.rar (.html)
tirar parenteses